Arquivo

Folgosinho foi cenário para filmagens de “Linhas de Wellington”

Zona que ardeu no verão passado foi o local escolhido pela equipa da realizadora Vera Sarmiento

Folgosinho, no concelho de Gouveia, foi o local escolhido para parte da rodagem de “Linhas de Wellington – As Linhas de Torres”, um filme póstumo do realizador chileno Raul Ruiz. A película é realizada por Vera Sarmiento, a partir do argumento de Carlos Saboga, e interpretada por atores conceituados como John Malkovich, Catherine Deneuve, Léa Seydoux e Isabelle Hupert. Albano Jerónimo, Adriano Luz (os únicos que estiveram na aldeia serrana), Nuno Lopes, Soraia Chaves e Maria João Bastos são alguns dos atores portugueses do elenco.

A ação decorre em 1810, aquando da terceira Invasão Francesa comandada pelo marechal Massena. Apesar da vitória na Serra do Buçaco, as tropas anglo-portuguesas comandadas pelo general Wellington são forçadas à retirada com o objetivo de atrair o exército francês até Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis. Simultaneamente, é organizada a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, para vedar aos franceses qualquer possibilidade de aprovisionamento local. É neste cenário de devastação e povoações em ruína que têm lugar as aventuras de um conjunto de foragidos, soldados e civis, de ambos os géneros e de todas as idades, que empreendem esta jornada simplesmente para salvar a pele, ou movidos pela vontade de resistir aos invasores e expulsá-los do país.

Em Folgosinho, as filmagens, que envolveram figurantes locais, decorreram no final de novembro, numa área rural da freguesia devastada pelos incêndios florestais do verão passado. A existência desse cenário terá sido determinante para a escolha do local. Depois de Folgosinho, as filmagens vão decorrer em Sintra e na região de Torres Vedras. Com um orçamento de 4,5 milhões de euros, “Linhas de Wellington – As Linhas de Torres Vedras” tem o apoio da RTP e estreia prevista para o próximo ano, devendo também dar origem a uma mini-série televisiva na estação pública.

Sobre o autor

Leave a Reply