Entre amanhã e sábado, tem início uma série de eventos que prometem festa em vários pontos do distrito da Guarda.
Em Gouveia realiza-se no pavilhão da ex-Bellino & Bellino a II edição da ExpoSerra onde uma centena de expositores (indústria, comércio, artesanato e produtos regionais, como vinho, queijo, enchidos e doces) apresentam o que o concelho tem de melhor. O evento conta ainda com atividades lúdicas, muita música (Dona Branca, Isaura Santos, Tropicália), decorrendo no sábado a tradicional Montaria da Serra da Estrela em Folgosinho e o passeio TT Rota dos Pastores. O domingo está reservado à Feira Regional do Queijo da Serra da Estrela, organizada conjuntamente pelos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela. O certame tem lugar no mercado municipal, onde haverá provas de queijo a partir das 10h30. Nesse dia, já no pavilhão da ex-Bellino e Bellino, há um festival de folclore, mais concertos e o desfile de Carnaval, entre a Avenida D. Sancho I e o pavilhão.
Na segunda-feira, a animação prossegue com grupos locais e à noite realiza-se um concurso de máscaras, antes do “after hours” no gimnodesportivo. Na terça, destaque para o enterro do entrudo, pelas 18h30, entre o pavilhão da ExpoSerra e os Paços do Concelho.
ExpoEstrela em Manteigas
Do outro lado da Serra, Manteigas organiza, entre sábado e terça-feira, mais uma edição da Expo Estrela no recinto da praça municipal, mais uma edição da Expo Estrela – Mostra de Atividades e Feira de Artesanato. A abertura do evento acontece pelas 10h30 de sábado, com uma arruada da Banda Boa União – Música Velha, que atuará depois na inauguração do certame, às 11 horas. A animação musical deste primeiro dia está a cargo de Os Serrabecos (15 horas) e Adriana Lua (às 22 horas). A noite termina com uma mostra de DJ’s locais no pavilhão do Centro Cívico. No domingo, a fanfarra Nem Fá Nem Fum vai animar o recinto e à noite atuam a Escola de Música da Banda Boa União – Música Velha e a Orquestra de Sopros “Música Nova”.
Já na segunda-feira o destaque vai para o concerto dos Expensive Soul, às 22 horas, e para o baile de Carnaval, enquanto na terça de manhã há uma prova de queijo e o habitual desfile de Carnaval.
Gastronomia em destaque na Feira das Tradições em Pinhel
Amanhã começa também, em Pinhel, a XVII Feira das Tradições e Atividades Económicas, este ano dedicada à gastronomia concelhia. O certame decorre nas instalações da antiga fábrica Rohde, dividida em três pavilhões: um dedicado às freguesias do concelho, outro aos agentes económicos da região e do país e um terceiro partilhado por tasquinhas e espetáculos. Para António Ruas, autarca local, «este é, de todos os eventos, o que tem maior projeção e que mais gente traz a Pinhel». O presidente sublinhou o facto do evento ser dedicado à gastronomia, que, na sua opinião, constitui «um legado que importa salvaguardar, de modo a que as gerações vindouras possam desfrutar dos saberes e sabores do antigamente» e que «pode funcionar como um fator de atração turística».
O programa do certame, organizado pela Falcão, EM e pelo município, arranca amanhã com um desfile carnavalesco alusivo ao tema da feira, que será inaugurada, pelas 14h30, pelo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo. A primeira noite é dedicada a grupos e DJ’s locais. No sábado à tarde realiza-se um colóquio sobre a gastronomia concelhia e a “Festa das Aldeias”, com a participação das filarmónicas de Pinhel e Pínzio. À noite vão atuar os Undercovers e a fadista Carminho, a cabeça-de-cartaz deste ano. No domingo, o último dia do evento, prossegue a “Festa das Aldeias” e haverá um baile de Carnaval a partir das 22 horas.
Figueira de Castelo Rodrigo celebra as amendoeiras em flor
O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo celebra as amendoeiras em flor a partir de sábado e durante os próximos três fins-de-semana, até 11 de março. A festa contempla atividades culturais e desportivas, artesanato ao vivo, bem como o “Mercado da Amendoeira em Flor”, em que os produtores do concelho vão promover os seus produtos. O cartaz de animação inclui a atuação de grupos musicais, ranchos folclóricos, grupos de concertinas e de bombos, fanfarras, espetáculos de “stand up comedy” e a Tuna Académica da Guarda “Copituna d’Oppidana”. Em termos desportivos, haverá passeios de BTT e cicloturismo, bem como o X Raid TT Povos de Baixo e a tradicional caminhada.
Para este primeiro fim-de-semana está agendada a abertura do “Mercado da Amendoeira em Flor”, pelas 10 horas de sábado, no mercado municipal. Já à noite, pelas 22 horas, haverá um concurso/desfile de trajes carnavalescos no salão nobre dos bombeiros. O domingo está reservado aos jogos tradicionais e às atuações do Grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo e do grupo de música tradicional “Os Quintarolas”.
Feira do queijo em Celorico da Beira
Em Celorico da Beira principia amanhã a tradicional Feira do Queijo, que se prolonga até domingo. A abertura do certame está marcada para as 8 horas, seguindo-se uma arruada com os Bombos do Baraçal. Durante a manhã haverá uma mostra do cão Serra da Estrela, um desfile carnavalesco da comunidade educativa do concelho e animação musical. À tarde, destaque para a presença do campeão olímpico de atletismo Carlos Lopes, um espetáculo musical dos “Velha Gaiteira” e uma degustação de queijo. No sábado há mais música e um espetáculo de revista à portuguesa pelo Grupo Dramático e Beneficente de Rio Tinto. O último dia da feira tem programado o desfile de Carnaval das freguesias pelas ruas da vila e ranchos folclóricos.
Sabugal com roteiros gastronómicos
Também o concelho do Sabugal assinala a época carnavalesca, entre sábado e terça-feira, com os “Roteiros de Carnaval”, uma iniciativa da Câmara e da empresa municipal Sabugal+, que inclui os roteiros lúdicos, gastronómicos e de lazer.
A gastronomia está em foco com a realização do “Sabugal à Mesa – Roteiros Gastronómicos”, uma proposta de descoberta dos sabores e saberes da cozinha raiana. Esta edição conta com a adesão de 12 restaurantes de 9 freguesias. No âmbito desta iniciativa tem lugar amanhã, pelas 15 horas, no auditório municipal, o workshop “Sabores e Saberes do Interior”, um encontro aberto ao público que terá como oradores Ana Paula Castelo (Escola Superior de Gestão de Idanha), Paulo Sá Machado, Rodolfo Queirós (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior) e ainda os chefes Valdir Lubave e Diogo Rocha.
Ainda no sábado decorre mais um capítulo, o terceiro, da Confraria do Bucho Raiano, a iguaria de eleição desta quadra, que inclui repasto na Casa do Esquilo (Casteleiro) e sessão solene com o cientista Carvalho Rodrigues. A par da gastronomia, há uma feira de produtos locais no mercado municipal (sábado) e no domingo, a partir das 15 horas, um desfile de Carnaval subordinado ao tema “A Cor, a Música e o Movimento” em que participarão cerca de 20 associações do concelho.
Fábio Gomes