Arquivo

Festival de parapente em Linhares

Organização vai tentar bater recorde mundial do maior número de asas no ar

Linhares da Beira é, a partir de hoje, a capital do parapente por ocasião do primeiro Festival Nacional do Inatel. Até domingo, a Aldeia Histórica do concelho de Celorico da Beira, considerado “O” local de excelência do voo em Portugal, vai receber os melhores praticantes portugueses para disputarem, entre outras provas, a primeira etapa da novíssima Liga Nacional de Distância, uma competição da Taça Nacional de Distância, organizada pela Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL). Mas nem só de desporto se irão fazer estes quatro dias, ao programa estão também actividades de lazer, cultura e formação.

Uma diversidade que promete animar a “catedral” do parapente, como também é conhecida a localidade, com documentários de aventura, desportos radicais, música, visitas guiadas a Linhares e à região serrana, para além de uma exposição fotográfica de Mário Figueiredo, patente na Torre do Castelo. A parte competitiva começa hoje à tarde e decorre diariamente até sábado, estando em jogo diversos prémios para o clube mais representado e os pilotos que voarem mais alto, que permanecerem mais tempo em voo e que efectuarem a maior distância. Também os participantes mais jovem e veterano serão galardoados, enquanto o piloto de mérito será eleito por todos os inscritos. Em destaque amanhã e sábado estão igualmente as tentativas para estabelecer uma nova marca mundial do maior número de asas no ar, um objectivo que a organização tenciona alcançar em duas oportunidades.

Paralelamente, decorrem durante o festival vários ateliers de informação sobre meteorologia, aerodinâmica, dobragem e manutenção de paraquedas e espaço aéreo controlado, bem como os exames nacionais de nível 3 e 4, a cargo da FPVL. O evento termina oficiosamente no sábado à noite com uma ceia medieval no pátio do castelo, animada pelos grupos Viv’Arte e de Artes Performativas da Escola Superior de Educação da Guarda. A primeira edição do Festival Nacional de Parapente é organizada pelo Inatel, em colaboração com a Câmara de Celorico da Beira, Junta de Freguesia de Linhares, WIND – Centro de Actividades de Montanha, Escola Superior de Educação da Guarda e a Federação Portuguesa de Voo Livre.

Sobre o autor

Leave a Reply