Vila Nova de Foz Côa recebe, entre hoje e sábado, o Festival da Juventude, organizado pela Associação Juvenil Gustavo Filipe (AJGF), em parceria com o município, a Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda (FAJDG).
«Queríamos festejar o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) de forma diferente e procurámos realizar uma atividade que pudesse envolver um maior número de jovens e abranger várias áreas de atividade», explicou o presidente da AJGF, Davide Líbano, durante a apresentação do cartaz na passada segunda-feira. O evento decorre no complexo do Gimnodesportivo de Foz Côa e os participantes poderão acampar gratuitamente junto ao espaço, numa área que será preparada para o efeito. Entre atividades desportivas e culturais, o festival começa hoje com uma noite de teatro: os grupos Pantomineiros e DoCostume atuam pelas 21h30. Já os Comedia a la carte sobem ao palco pelas 22h30. Amanhã, é a vez da Banda Red e dos DJ’s X e Eddie Ferrer, que atuam durante a madrugada. No sábado, realiza-se o concurso Miss Vale do Côa, para eleger a mais bela dos 10 municípios em competição.
A par dos concertos, há workshops, insufláveis, torneios, um festival de curtas-metragens, teatro, dança, jogos e uma mostra, em stands, do trabalho das associações juvenis da região. Será ainda possível visitar o Museu do Côa. Além da diversidade do evento, a vereadora do município, Andreia Polido de Almeida, destacou ainda «o espírito do voluntariado que muitas vezes tem de subsistir a estas atividades», sobretudo porque «o apoio monetário é importante, mas acaba por não ser condição sine qua non para a realização do evento». O passe de associativo é de três euros por dia ou de cinco para o festival completo. O restante público paga quatro euros (dia) ou 10 (bilhete geral). São esperadas entre duas a 3.000 pessoas e o custo total do festival ronda os 18 mil euros.