A vila de Alpedrinha, no concelho do Fundão, recebe entre 19 e 21 de setembro mais uma edição, a 13ª, do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, organizado pela Câmara do Fundão e Junta de Freguesia de Alpedrinha.
Do programa desta edição o destaque vai para a animação de rua, com vários grupos nacionais e internacionais a percorrerem as diversas ruas de Alpedrinha, para as atividades do Terreiro de Santo António, que irão promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, com conversas, oficinas, apontamentos musicais, mostras de artesanato e produtos da terra, atividades infantis, entre outras. De salientar ainda a 3ª edição da Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos, o 1º Concurso da Ovelha Churra do Campo, a 1ª Prova Internacional de Pastoreio, o 1º Concurso “Francisco Galvão” (Cabra Serrana – Ecotipo da Serra) e as atuações dos Uxu Kalhus e Anafaia. Não vão faltar também gastronomia, tasquinhas e artesanato.
Na apresentação pública do evento, realizada no passado sábado, o presidente da Câmara do Fundão realçou que o Festival representa em valor direto para a economia local de um milhão de euros. «Vamos ter mais uma grande edição, onde vão estar dezenas de milhares de pessoas em Alpedrinha», frisou Paulo Fernandes. O edil realçou que, para além de um grande evento cultural, o festival ajuda a valorizar toda a fileira de produtos ligados à pastorícia, sublinhando que «não há dúvidas que existe uma relação direta deste conjunto de eventos com a comercialização do queijo e de leite que aqui se produz». De resto, a qualidade do certame é uma das principais preocupações da Junta de Freguesia de Alpedrinha «porque sem ela a feira perde muito», frisa Carlos Ventura, o presidente da autarquia da vila, acrescentando «que a pré-inscrição solicitada a quem abre tasquinhas no evento é um desafio a todos, incluindo à Junta, no sentido de tornar os “Chocalhos” ainda melhor».