O cartaz do TMG nos próximos quatro meses já inclui espectáculos contratados ao abrigo de uma parceria com a Junta de Castela e Leão, cuja candidatura, aprovada no âmbito do INTERREG, garante cerca de 200 mil euros para actividades conjuntas e programação. Entre Abril e Julho, estão agendados três festivais temáticos, destacando-se ainda os concertos de António Chaínho e Patxi Andión, entre outras propostas.
A grande novidade deste período é o OVNI – Festival Internacional de Objectos Vivos, que se realiza pela primeira vez na Guarda e acontece entre 7 de Maio e 6 de Junho. Estão programados oito espectáculos, dos mais tradicionais, como os bonecos de Santo Aleixo (Centro Dramático de Évora) ou as marionetas coloridas da Companhia Dittout do Benim, passando pelas sombras chinesas (Théâtre du Petit Miroir, França). Há ainda uma proposta do Teatro de Marionetas do Porto baseada em histórias de Lewis Carrol e “Capuchinho Vermelho XXX”, teatro de objectos para adultos. Américo Rodrigues, director do TMG, justificou esta aposta com o facto de «não haver nenhum festival do género na região», pelo que disse esperar que a iniciativa se vá afirmar. «Este é um festival dos objectos que tomam vida, com propostas para todos os gostos e idades e concilia espectáculos tradicionais e contemporâneos», disse na conferência de imprensa de segunda-feira.
Em Junho regressa o Festival “Jazz nas Alturas”, com bons concertos em perspectiva. Pelo palco do TMG vão passar o Jeremy Pelt Quinteto, o Alberto Conde Trio, a dupla Stephen Gaucci/Michael Bisio e o Biel Ballester Trio, entre outros. O último evento temático desta programação realiza-se em Julho e é a terceira edição do Festival Internacional de Guitarra, sob a direcção artística de Dominique Phillot. No dia 2 estreia-se em Portugal a guitarrista canadiana Vincea Clelland, que apresentará um programa no âmbito da guitarra clássica. Seguem-se o músico argentino Juan Falú e o guitarrista espanhol Pedro Soler. Pelo meio há várias iniciativas, a começar pela evocação dos 200 anos da morte do compositor austríaco Josehp Haydn. Estão previstos dois concertos pela Orquestra Filarmonia das Beiras e o Choral AEminium de Coimbra (9 de Abril) e pelo Ensemble Contrapunctus (22 de Maio). Para assinalar o seu quarto aniversário, a 25 de Abril, o TMG convidou o coro português Cramol e as vozes búlgaras do coro Angelite. Quatro dias depois, a Companhia Nacional de Bailado celebra o Dia Mundial da Dança com o clássico “Copélia ou rapariga dos olhos de esmalte”.
A 16 de Maio actua Patxi Andión, considerado um dos maiores cantautores de Espanha, no âmbito de uma digressão pelo nosso país. No final desse mês entra em cena o músico francês Jacques Dudon, construtor de instrumentos e criador do processo “fotosónico” que orienta a oficina “Musicas Microtonais” e apresenta o espectáculo “Sounding Lights”. Para 27 de Junho está programado o concerto do mestre da guitarra portuguesa António Chaínho, que apresenta, em ante-estreia, o seu novo espectáculo “Viagem à Índia” que contará com a participação de Rão Kyao, Isabel Noronha e Sónia Shirsat. O destaque do mês seguinte vai para o grande espectáculo da Orquestra Típica Fernández Fierro (10 de Julho), vinda da Argentina. Trata-se da primeira e também da mais popular orquestra do chamado “novo movimento do tango”.