Realiza-se este fim-de-semana na Póvoa da Atalaia (Fundão) mais uma edição da Festa das Papas, em honra de São Sebastião.
A festa começa no sábado com a apresentação dos projetos do Centro Interpretativo, Jardim e Rota Eugénio de Andrade (19h00) e um jantar com iguarias da terra, ma sé no domingo que se realiza o Cortejo das Papas, onde as 25 mordomas vão com os cestos à cabeça e de seguida os homens distribuem as papas e filhós.
Segundo reza a lenda, a região foi vítima de uma praga de gafanhotos e a população da Póvoa da Atalaia, devota de São Sebastião, tratou de fazer uma promessa ao padroeiro para que poupasse a aldeia e protegesse as colheitas, constituídas maioritariamente por cereais. Em troca, iriam oferecer papas de carolo e coscoréis, feitos com o que resultasse das colheitas salvas. Conta-se também que todas as terras vizinhas sucumbiram à praga, mas que a Póvoa da Atalaia foi poupada, sendo que os pequenos predadores foram morrer, “por milagre”, à porta da capela de São Sebastião situada na aldeia.