Arquivo

Festa da Transumância volta a animar Fernão Joanes

Primeiro Festival Internacional de Vídeo sobre a Transumância decorre domingo

A aldeia de Fernão Joanes, no concelho da Guarda, vai engalanar-se este fim-de-semana para acolher a quinta edição da Festa da Transumância, um evento que tem atraído muito público em anos anteriores. Esta actividade, considerada o «cartão de visita» da aldeia por Daniel Vendeiro, presidente da Junta e da Associação Cultural e Recreativa local, promotora deste festival de cultura popular, é uma forma de recordar e reviver uma tradição em vias de extinção. Os pontos altos da programação deste ano estão agendados para a noite de sábado, com a realização de um espectáculo original de multimédia intitulado “Sons de anoitecer nas eiras” e, no domingo, para o primeiro Festival Internacional de Vídeo sobre a Transumância.

A festa conta ainda com um baile pastoril, dedicado a modas antigas, pela orquestra espanhola Malibu, para além da habitual homenagem aos pastores transumantes de Fernão Joanes. Foi precisamente com o intuito de relembrar os tempos idos que a Junta de Freguesia, em conjunto com a Associação Cultural e Recreativa local, uniram esforços, pelo quinto ano consecutivo, para atrair um maior número de visitantes. O festival começa às 8h30 de sábado com a recepção aos pastores, portugueses e espanhóis, seguindo-se animação de rua ao som da Fanfarra NemFáNemFum e do grupo de concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo. Após um piquenique no parque de Nossa Senhora do Soito, será feita uma demonstração de artes e ofícios pastoris, com música tradicional ao vivo pelo Grupo Coral Juvenil de Fernão Joanes. O primeiro dia fica igualmente marcado por “workshops” para todos os gostos e feitios, sobre queijo, requeijão, cardo, tosquia, ordenha e chocalhos, entre outros. Para mais tarde está reservado uma merenda pastoril, acompanhada com música tradicional portuguesa ao vivo.

No domingo há uma visita guiada pelas canadas até aos abrigos naturais dos pastores, que antecede a animação de rua pelo Grupo de Concertinas de Vinhó e o almoço de homenagem aos pastores da aldeia. Pelas 16 horas realiza-se um debate, novamente nas Eiras, dedicado ao tema “Os pastores, a cultura pastoril, as tradições e as rotas da Transumância”. Rui Ferreira, do Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vai identificar e caracterizar as rotas da transumância na Serra da Estrela e campos da Idanha. Já Santiago Bayón, economista ligado à Fundación Universidad de Valladolid (Espanha), apresenta um estudo sobre o aproveitamento dos recursos relacionados com a transumância e a vida pastoril. Por último, os antropólogos franceses Guillaume Lebaudy e Audrey Pégaz-Fiornet falarão sobre as gravuras dos pastores de Provence e os caminhos da Transumância em Languedoc, respectivamente. Um painel de especialistas que antecede o primeiro Festival Internacional de Vídeos sobre a Transumância, que conta com trabalhos oriundos de Portugal, Espanha, França e Itália. A Festa da Transumância 2005 termina com a actuação do grupo de música tradicional “Roda Pé” no Largo da Praça.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply