Assinala-se hoje o 352º aniversário da Batalha da Salgadela, o acontecimento escolhido para celebrar o feriado municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
Entre as várias atividades programadas para comemorar a efeméride, a autarquia vai apresentar uma recriação histórica desta batalha, em que as tropas portuguesas, comandadas por Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os castelhanos que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal. O evento alusivo às lutas da Guerra da Restauração será divulgado esta tarde (17h30) no mosteiro de Santa Maria de Aguiar e terá lugar em meados de agosto. Segundo o município, nesta recriação será privilegiada a versão dos moradores do castelo, em que prontifica a lenda da Nossa Senhora de Aguiar que acorre a socorrer os sitiados portugueses, as histórias relacionadas com Cristóvão de Moura, primeiro marquês de Castelo Rodrigo, o incêndio no seu Paço e a defenestração lisboeta de Miguel de Vasconcelos.
Antes disso, Figueira de Castelo Rodrigo evoca o Dia do Concelho com uma sessão solene nos Paços do Concelho (11 horas) em que participa o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. Segue-se um almoço volante para toda a população e, pelas 16 horas, a inauguração da Incubadora de Oficinas e Indústria na zona industrial, que vai começar a laborar com uma empresa da área da comercialização e reparação de máquinas agrícolas e outra de estofos para automóveis. O projeto resultou de um investimento de cerca de 260 mil euros comparticipados por fundos comunitários no âmbito de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). O dia termina com um concerto da fadista Cláudia Madeira (22 horas) nas muralhas do palácio de Cristóvão de Moura, em Castelo Rodrigo.