Arquivo

Feira do Fumeiro começa amanhã em Trancoso

Até domingo, certame dá a conhecer os sabores tradicionais do Nordeste da Beira

Trancoso volta a ser a capital gastronómica do Nordeste da Beira. A quinta edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato começa amanhã, no Pavilhão Multiusos, prolongando-se até domingo.

Os enchidos, os queijos, os vinhos, os azeites, o pão e os doces regionais, sem esquecer os produtos artesanais, estarão devidamente representados nos próximos dias e prometem voltar a atrair muitos visitantes à “cidade de Bandarra”. De resto, «impulsionar os produtos endógenos e promover os produtos da região» continua a ser a meta da iniciativa com o carimbo da Associação Empresarial do Nordeste da Beira. A feira, que segundo António Oliveira, presidente da AENEBEIRA, «tem vindo a crescer de ano para ano», conta nesta edição com 15 stands de enchidos e fumados. Além disso, estarão ainda presentes seis queijarias com «alguma expressão industrial», 11 expositores de vinhos, 15 stands de diferentes sabores – desde o mel, aos doces regionais, aos azeites, entre outros produtos. O pão regional também estará representado, com quatro expositores, assim como o artesanato, que reunirá 27. O certame contará também com a presença de cerca de duas dezenas de produtores artesanais de queijo da Serra da Estrela, oriundos dos concelhos de Fornos de Algodres, Trancoso e Celorico da Beira.

No total, estarão presentes 93 expositores, distribuídos por cerca de uma centena de stands. Para promover o certame, haverá novamente emissões em directo de rádio e televisão, com o programa “Terra a Terra”, da TSF, e o “Portugal em Directo”, da RTP1. Paralelamente à feira, decorre o primeiro fim-de-semana gastronómico de Trancoso, uma iniciativa «que pretende divulgar a gastronomia local» e ao qual aderiram oito restaurantes da cidade. A Feira do Fumeiro, que para António Oliveira, «já é uma aposta consolidada», é o resultado de um conjunto de sinergias entre a AENEBEIRA, a associação de desenvolvimento local “Raia Histórica”, a Cooperativa de Bandarra e a autarquia de Trancoso. Só neste município produzem-se, anualmente, cerca de 1.200 toneladas de enchidos e fumados.

Sobre o autor

Leave a Reply