Chegou ao fim mais uma edição da secular Feira de São Bartolomeu, em Trancoso. Depois de 10 dias de festa, a organização garante que «esta foi uma das maiores e melhores feiras da última década», declara Amílcar Salvador, presidente da Câmara Municipal.
O certame contou com cerca de 150 expositores de atividades económicas, serviços, artesanato, gastronomia e diversão, distribuídos pelo pavilhão multiusos e pelo campo da feira. Entre os principais chamarizes da Feira estavam os espetáculos musicais, que trouxeram a Trancoso nomes como Ana Moura, Mickael Carreira, Xutos & Pontápes e Anselmo Ralph, entre outros, todos eles com “casa cheia”. «Em termos de entradas na bilheteira, aproximou-se dos 40 mil bilhetes pagos», referiu o autarca, segundo o qual o espetáculo de Anselmo Ralph foi o que trouxe mais pessoas ao recinto do certame, tendo entrado mais de «10 mil pessoas». Contudo, Amílcar Salvador sublinha que a entrada só foi cobrada nalguns dias do evento e apenas ao fim da tarde.
Este ano a novidade da feira foi um concurso hípico de obstáculos com cerca de 60 cavaleiros inscritos, que decorreu no espaço do mercado do gado. Trancoso recebeu também, no recinto da feira, o programa televisivo da TVI “Somos Portugal” e no último dia terminou com o habitual Festival de Folclore. «Houve trocas comerciais de grande importância, assim como convívio e confraternização», sublinhou o edil trancosense, para quem o balanço desta edição da Feira de São Bartolomeu é «extremamente positivo». Quanto à economia local, o autarca afiança que entraram «milhares de euros» e que também a restauração, hotelaria e cafés do concelho ganharam com a dinâmica que se viveu em Trancoso nos últimos dias. Por agora pensa-se já na edição do próximo ano e a promessa que o presidente deixa é a de que «não baixaremos a fasquia, muito pelo contrário, procuraremos que a feira continue a ser o maior evento comercial do distrito», afiança.
A Feira de São Bartolomeu foi criada em 1273, é uma das feiras francas mais antigas do país e tem lugar de destaque na região. Com séculos de história, é considerada uma montra privilegiada das atividades económicas e dos serviços da região.