A edição de 2005 da histórica Feira de São Bartolomeu, que terminou segunda-feira em Trancoso, atraiu mais de 150 mil pessoas, um número que constitui um novo recorde de visitantes em todas as edições já realizadas. Satisfeito com o sucesso do certame deste ano, António Oliveira, presidente da ACITAM – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira e Mêda e director do evento, já pensa nos próximos anos, ambicionando que a requalificação do campo da feira já seja uma realidade em 2007.
Oliveira faz um balanço «muito positivo» daquela que é considerada a maior feira de actividades da Beira Interior, tendo em conta que os objectivos propostos para a edição de 2005 foram «seguramente atingidos». A “meta” dos 150 mil visitantes foi um propósito «claramente conseguido», garante, o que supera os 120 mil registados em 2003, graças a um cartaz «muito forte» e ao aumento de dez para 11 dias. Outra preciosa ajuda veio de S. Pedro, já que, ao contrário do ano passado, onde a chuva se fez sentir, «o tempo não nos complicou a vida, pese embora dois dias em que fez muito vento», sublinha. Ainda em relação a 2004, a média de espectadores por espectáculo subiu em mais de 1.200 pessoas. De resto, «toda a gente ficou satisfeita» com a edição deste ano da Feira de São Bartolomeu, tendo havido um “feed-back” «claramente positivo» por parte dos expositores presentes. Os dois fins-de-semana, bem como o feriado de dia 15, foram os dias mais fortes em termos de afluência. Na antecipação à edição deste ano, António Oliveira expressava vontade de que 2005 fosse «um ano de consolidação» da feira que, em 1992, viu iniciado um processo de reestruturação e modernização. Um «esforço significativo» da autarquia e da ACITAM, que co-organizam o evento.
«A feira está hoje consolidada, muito graças à reestruturação feita no início dos anos 90 e é claramente o maior certame do género em toda a Beira Interior», assegura. Apesar do sucesso alcançado, a organização não descura o futuro e espera que o projecto de requalificação urbana de todo o campo da feira, numa área de cerca de 25 mil metros quadrados, possa ser uma realidade em 2007. «A Câmara já está a trabalhar nesse projecto», que permitirá um «salto qualitativo significativo» nas próximas edições da Feira de São Bartolomeu. Sem querer ser «muito optimista», António Oliveira deseja que para a edição de 2007 a «infraestruturação do campo possa estar completa». Roberto Leal, Da Weasel, Xutos e Pontapés e Tony Carreira, visto por 20 mil espectadores, segundo a organização, foram alguns dos artistas que marcaram presença em Trancoso, num certame que contou com mais de 160 expositores distribuídos por 230 locais/stands de exposição e um total de 32 mil metros quadrados. A Feira de São Bartolomeu, que começou dia 11, é a mais antiga feira franca do país, tendo sido criada por D. Afonso III que lhe concedeu carta de Feira em 8 de Agosto de 1273.
Ricardo Cordeiro