Arquivo

Fecham dois cursos na UBI por falta de acreditação

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior manda encerrar doutoramentos em Arquitetura e Letras. No IPG nenhum fecha

Os doutoramentos em Arquitetura e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI) “chumbaram” na primeira fase de apreciação de cursos da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e têm um prazo de dois anos para encerrar. Estes dois ciclos de estudos não cumprem as regras necessárias para se manterem em funcionamento e juntam-se a outras 105 formações de universidades e politécnicos nacionais, públicos e privados, na mesma situação.

O reitor da UBI disse a O INTERIOR que este encerramento deve-se ao facto de «não haver uma unidade de investigação com uma estratégia definida» que permitisse «suportar» essas formações, algo que «já se sabia». De resto, João Queiroz afirma que a decisão «era previsível» e que, por isso, «não houve admissões» nestes doutoramentos no presente ano letivo. Contudo, o responsável máximo da UBI prometeu fazer «ajustamentos» para que «dentro em breve» seja possível voltar a ministrar ambos os doutoramentos. «Procuraremos colmatar as lacunas, registar um novo pedido na agência para obter acreditação e abrir novamente candidaturas para esses cursos», revelou João Queiroz.

Quanto aos alunos dos doutoramentos em causa, o reitor garantiu que vão continuar a frequentá-los. «A universidade pode continuar com os cursos em funcionamento durante dois anos e vai fazê-lo», declarou, dizendo esperar que «antes de finalizar esse prazo» sejam apresentadas «novas propostas consolidadas em unidades e estratégias de investigação» naquelas áreas que permitam a continuidade de dois cursos «importantes para a instituição». João Queiroz destacou ainda que os doutoramentos em Letras e Arquitetura foram os «únicos cursos sem acreditação» entre os «mais de 100» que a UBI submeteu a avaliação. Nesta primeira fase, a A3ES avaliou 108 cursos na universidade (praticamente toda a sua oferta), dos quais 29 eram licenciaturas, 51 mestrados e 28 doutoramentos. Também o Instituto Politécnico da Guarda foi alvo de apreciação, tendo sido avaliados 17 cursos de licenciatura e seis de mestrado, todos eles com resultado positivo.

Fábio Gomes Reitor da Universidade da Beira Interior acredita que os cursos voltem a abrir em breve

Fecham dois cursos na UBI por falta de acreditação

Sobre o autor

Leave a Reply