Rui Costa, de 49 anos, está dado como desaparecido em Folgosinho (Gouveia) desde 16 de outubro, na sequência do incêndio de grandes dimensões que ameaçou aquela freguesia serrana.
Esta semana, a família lançou um apelo na internet para o tentar localizar. «Já foram feitas buscas pelas autoridades, pela família e amigos, mas sem sucesso ou indícios do que possa ter acontecido», escreve a irmã, Célia, num apelo divulgado na segunda-feira na rede social Facebook acompanhado de duas fotografias.
«Na esperança de que tenha fugido, e eventualmente esteja em estado de choque», a família pretende que este «pedido de ajuda» seja partilhado «ao máximo» com vista a receber alguma «informação relevante» sobre Rui Costa.
Rui Costa, solteiro, que sofre de perturbações do foro psiquiátrico, foi visto na noite de 15 de outubro pela última vez por uma patrulha da GNR, quando decorria o processo de retirada de algumas pessoas em Folgosinho por causa do avanço das chamas. Apesar dos apelos dos militares, o homem colocou-se em fuga e desapareceu.