Cláudia Carriço, 28 anos, estagiária no Gabinete de Psicologia
Que formação tem? E o que faz nesta Escola?
Tenho o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Estou a fazer um Estágio Profissional na Administração Central do Estado, com a duração de 12 meses.
Que atividades realiza no gabinete de Psicologia?
As atividades de um Psicólogo na Escola, independentemente da sua formação de base, são vastas e heterogéneas. Chegam-nos casos muito diversificados que exigem diferentes respostas. Avalio casos de alunos referenciados, acompanho alguns adolescentes em Psicoterapia Individual, realizo apoio Psicopedagógico e dinamizei, em conjunto com a Dra. Lisdália Ribeiro, Dinâmicas de Grupo sobre a sexualidade no âmbito do projeto de Educação para a Saúde. O psicólogo na escola funciona de um modo geral, no meu entender, como uma instância que serve para pensar nos problemas que surgem, atribuir-lhes um significado e, juntamente com a comunidade educativa, intervir no sentido do equilíbrio e do desenvolvimento não só dos alunos, mas de todo o sistema.
Que lugar há para a Psicologia Clínica na Escola?
Há alguns casos que chegam ao gabinete de Psicologia e Orientação que justificam uma intervenção a nível clínico ou psicoterapêutico. Exercer clínica na escola tem algumas especificidades, desde logo porque o aluno é acompanhado no meio onde vive quotidianamente. Assim, a ida ao Psicólogo é sentida de forma diferente do que seria no exterior, uma vez que estamos inseridos na comunidade educativa, temos relações de proximidade com os professores, cruzamo-nos com os alunos em espaços informais, somos figuras familiares e não apenas alguém que é visto uma vez por semana no consultório. Dentro da escola uma Psicoterapia funciona, até certo ponto, como em qualquer outro contexto: é um trabalho relativamente longo cujo objetivo é, sem querer alongar-me muito e correndo o risco de ficar por uma definição pouco precisa, resolver os conflitos internos e externos do paciente.
Que questões surgem no Gabinete de Psicologia?
Se algo caracteriza o ambiente de uma escola é sem dúvida a riqueza e a diversidade. Tenho encontrado situações de todo o tipo, desde os casos normalmente mais incómodos para a comunidade educativa que são os problemas de comportamento, passando por alunos com problemas de aprendizagem, problemas emocionais, problemas familiares. O espectro de questões que nos surgem é sem dúvida muito vasto. Encontramos aqui uma pequena amostra, muitíssimo significativa, da contemporaneidade. A crise económica, política e social que vivemos, a instabilidade e indefinição de valores, refletem-se na comunidade educativa e colocam-nos grandes desafios. A escola parece-me um microcosmos onde se refletem as problemáticas que atravessam a sociedade atual.
Que importância tem este estágio na sua formação?
Este Estágio surgiu logo após a conclusão da minha formação académica. Assim, é o meu primeiro emprego e um primeiro passo no mundo do trabalho. A experiência que tive anteriormente foi com um tipo de população diferente e num outro contexto institucional. A descoberta da realidade de uma escola e o trabalho com adolescentes enriquecem a minha formação e contribuem para a construção do meu percurso e identidade enquanto profissional e pessoa.