Arquivo

Faia Brava chega aos 800 hectares

A primeira área protegida privada do país já tem mais de 800 hectares de área nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel.

A Reserva da Faia Brava, gerida pela Associação Transumância e Natureza (ATN), “cresceu” em janeiro para sul, até à estrada que liga Vale de Afonsinho a Cidadelhe, com a aquisição de uma propriedade de 200 hectares junto ao rio Côa «com elevado valor para a conservação da natureza», adianta a organização. A compra, oficializada a 6 de janeiro, foi possível graças às fundações STN (Holanda) e MAVA (Suíça), que têm apoiado a ATN, organização não governamental sediada em Figueira de Castelo Rodrigo. Com este terreno, a área protegida abrange propriedades adquiridas e acordos de gestão com outros proprietários.

A Faia Brava está integrada na Zona de Proteção Especial (ZPE) do Vale do Côa e no território do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC). A classificação como área protegida privada data de maio de 2010, após parecer favorável do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB). Segundo a legislação, os terrenos considerados Área Protegida Privada integram a Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) e ficam sujeitos a um protocolo de gestão com o ICNB.

Sobre o autor

Leave a Reply