Arquivo

Fado fozcoense abriu Festa da Amendoeira em Flor

Gustavo Duarte faz «balanço positivo» do primeiro fim-de-semana de festividades

A Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais começou sexta-feira em Vila Nova de Foz Côa com um espetáculo de fado fozcoense. O programa do primeiro fim-de-semana incluiu ainda, no sábado, uma montaria ao javali e um concerto com a banda local “Os Fiarresgas”. No domingo, teve lugar a VI Feira de Produtos Regionais de S. Martinho, em Seixas, um passeio pedestre nas Mós, um passeio de carroça tradicional na Touça, o II Free Style Motard e, à noite, um concerto com a banda UHF.

Gustavo Duarte, presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Coa, faz um balanço «muito positivo» do primeiro fim-de-semana. «Este ano, infelizmente para o país mas felizmente para as festas da amendoeira, o tempo tem estado solarengo, o que também ajudou», refere o autarca, acrescentando que «houve uma grande afluência de visitantes a Foz Coa, principalmente no concerto de domingo à noite, que atraiu muita gente à Praça do Município». Os objetivos da autarquia neste certame, de promoção e divulgação de Foz Coa e das amendoeiras em flor e de «incremento do comércio local», estão a ser cumpridos, segundo o autarca.

Gustavo Duarte diz ter «as melhores expectativas» para os próximos dois fins-de-semana, porque «este primeiro foi muito bom e costuma ser aquele que atrai menos público, por ser ainda a fase inicial do evento. Tem sido assim nos últimos anos, os fins-de-semana vão sempre em crescendo, atingindo o auge com o desfile etnográfico no último dia». O edil lembra ainda que «a flor da amendoeira só agora está a começar a desabrochar, ainda há muito poucas amendoeiras floridas», manifestando a esperança de que, a partir do próximo fim-de-semana, «haja muitas mais e que com isso venha ainda mais gente».

As festividades desta XXXI edição estendem-se pelos próximos fins-de-semana até 11 de março.

Fado fozcoense abriu Festa da Amendoeira em
        Flor

Sobre o autor

Leave a Reply