Arquivo

Exposição histórico-militar no castelo do Sabugal

Projecto da autarquia deverá contar com a colaboração do Museu Militar de Lisboa

O castelo do Sabugal, recentemente recuperado, poderá acolher uma exposição histórico-militar, anunciou a autarquia local. Segundo o presidente Manuel Rito, trata-se de uma iniciativa que se destina a «aumentar a oferta turística do concelho», tendo sido pedida colaboração ao Museu Militar nacional para a sua concretização.

O projecto idealizado pelo município prevê que, em todos os espaços cobertos do castelo e nas zonas da alcáçova e descobertas, sejam criados circuitos visitáveis, com armas e modos de vida desde o século XIII ao século XIX. «Haverá seis salas com esse tipo de espólio e circuitos interpretativos no interior da alcáçova e nas alas laterais do castelo, entre a alcáçova e a muralha», indicou o autarca. Os planos de musealização do monumento histórico prevêem ainda o aproveitamento das quatro torres, onde serão criados espaços que darão uma perspectiva ao visitante sobre quatro períodos históricos diferentes, relacionados com o Sabugal e o seu castelo: a fortificação de D. Dinis, as reformas de D. Manuel I, as guerras da Restauração e as Invasões Francesas. Manuel Rito acrescentou que a intervenção contempla igualmente a instalação de um espaço lúdico ao ar livre, com jogos militares para os visitantes.

O edil reconhece que a concretização deste projecto resultará numa mais-valia para o município raiano, pois contribuirá para a divulgação do seu património histórico e cultural. «A atractividade turística que reclamamos para o interior também se faz com a recuperação do património histórico», sustentou. O castelo do Sabugal foi alvo de obras de restauro há cerca de dois anos pela Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, nomeadamente de consolidação das paredes, limpeza da vegetação e colocação de pavimentos na Torre de Menagem. No interior existe agora um auditório. No entanto, Manuel Rito considera que a intervenção não foi eficaz, registando-se «problemas com a iluminação e o piso que é preciso corrigir», tendo já dado conhecimento da situação àquela entidade.

Sobre o autor

Leave a Reply