A ExpoSerra arranca amanhã em Gouveia, com a inauguração a cargo do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira. Esta é a terceira edição de uma feira que procura celebrar a região e os seus produtos, sem esquecer a animação já intrínseca a estas atividades.
O pavilhão da antiga fábrica Bellino e Bellino acolhe 90 expositores até domingo (47 do concelho), dos quais se destacam 37 artesãos, 21 produtores regionais, 27 empresas de comércio e serviços e cinco instituições. O presidente da Câmara de Gouveia destaca o facto dos pedidos para expositores terem superado a capacidade da feira: «É sinal do êxito da ExpoSerra e uma boa resposta à nossa vontade de aproximar quem vende e quem compra, o que é importante em alturas de crise», afirmou a O INTERIOR. Álvaro Amaro lembra o «sucesso» das edições anteriores, pelo que «as expetativas são boas para este ano», reitera. Além da zona comercial, o espaço integra ainda áreas de lazer e de restauração, enquanto na praceta Alípio de Melo seis concessionários vão expor os seus automóveis.
O cartaz de animação inclui o rancho folclórico local, a Tuna do Instituto de Gouveia, o grupo de concertinas de Vila Nova de Tazem, Hugo Fonseca, a Escola de Música de Gouveia e os conjuntos musicais RX e Golpe de Estado. Já no domingo será transmitido em direto de Gouveia o programa televisivo “Somos Portugal” (TVI), cujo palco estará montado frente aos Paços do Concelho, sendo que a praceta José de Almeida Motta e a rua Mestre Abel Manta estarão fechadas ao trânsito no fim-de-semana.
Já a vinda do ministro da Economia integra visitas à queijaria “Ponte dos Cavaleiros” (Arcozelo da Serra) e ao empreendimento agroturístico da Quinta Madre d’Água, a inauguração do loteamento da zona industrial das Amarantes, uma sessão solene de aniversário e a abertura da ExpoSerra. Para Álvaro Amaro, «estas ações são importantes para a economia regional e é uma forma de puxarmos pelo interior e pela marca Serra da Estrela».