Arquivo

Exportações de vinhos da Beira Interior cresceram 8,6 por cento em 2014

Mais de 674 mil garrafas foram para mercados como o Brasil, China, Angola, Estados Unidos, Polónia, França e Reino Unido

A exportação de vinhos da Beira Interior aumentou 8,6 por cento em 2014 e a tendência de crescimento deverá manter-se este ano, anunciou a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

«Os vinhos da Beira Interior terminaram o ano de 2014 com um aumento das exportações de 8,6 por cento relativamente ao ano transato, com mais de 674 mil garrafas de vinho exportado», refere a CVRBI em comunicado. De acordo com aquele documento, os mercados onde a procura mais subiu são Brasil, China, Angola, Estados Unidos da América, Polónia, França e Reino Unido. A região exportou «mais de 20 por cento dos vinhos produzidos com Denominação de Origem Beira Interior ou Indicação Geográfica (IG) Terras da Beira». A CVRBI acredita que este crescimento continuado das exportações, que já tinham aumentado 21 por cento em 2013, deve-se à presença «cada vez mais constante» dos néctares da Beira Interior em eventos promocionais no país e no estrangeiro.

A comissão vitivinícola, presidida por João Carvalho, promete continuar a apostar na divulgação dos seus vinho nos mercados externo e nacional em 2015. Esta estratégia está «gradualmente a aumentar a notoriedade da região, a par do aumento de massa crítica (50 produtores), que estão a tornar possível aumentar as vendas dos nossos vinhos numa altura em que a conjuntura económica é difícil», refere a CVRBI. A nova direção da comissão vitivinícola tomou posse na passada segunda-feira. João Carvalho (Quinta dos Termos) continua à frente da direção por mais um mandato de três anos, agora acompanhado pelos vogais João Guerra (Cooperativa Beira Serra, de Vila Franca das Naves) e Almeida Garrett (Vinhos Almeida Garrett). Por sua vez, Agostinho Monteiro (Adega Cooperativa de Pinhel) é o presidente do Conselho Geral.

A CVRBI tem cerca de 50 associados produtores de vinho e vende anualmente cerca 3,15 milhões de garrafas de vinho DOC Beira Interior. Sediada na Guarda, a Comissão Vitivinícola certifica os vinhos produzidos na região demarcada da Beira Interior, que abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel.

No ano passado, a região exportou mais de 20 por cento dos vinhos que produziu

Sobre o autor

Leave a Reply