Arquivo

Exportação de Audax

A RTP2 tem um programa que se chama “Audax – Negócios à Prova”, no qual é de enaltecer o objectivo e felicitar quem o criou, porque é um assunto em que somos tão carentes.

(…). Muita coisa já foi mostrada e falada neste programa, mas que pode muito bem ser aproveitada por alguém, tipo oriental, exímios em copiar, dando-lhe outra forma ou utilidade, ficando por cá o seu progenitor a vê-la voar. Porque é que o Governo não cria um ponto de recepção do despertar destes inventores, tipo banco de ensaio, a sério, tipo industrial, para pôr em prática o que estes jovens e talentosos investidores fizeram para ganhar dinheiro.

E nunca fazer-lhes entrevista televisiva, em que muitos deles apresentam um natural nervosismo, saindo até com alguma frustração. O digníssimo júri que os classifica e aprecia, melhor do que ninguém, podia dar “um empurrão” a esse banco de ensaio. (…) Ajudá-los a procurar mercados, ampará-los e acarinhá-los no percurso das suas amostragens. Porque dar-lhes dinheiro como prémio e dizer-lhes “agora desenrasca-te”, não tem qualquer interesse.

Porque o inventor pode não ter cabeça para comercializar, nem conhecimentos para tal, porque está sujeito a concorrência (…), ele deve apenas preocupar-se com a sua criação e esperar que alguém a possa rentabilizar em grande escala. Se apresentarem este programa ao Presidente da República, de certeza absoluta que ele ajudará a dar o tal “empurrão”, por ele ser conhecedor e pedir para rentabilizarmos seja o que for.

António do Nascimento, Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply