As cerimónias de tomada de posse dos executivos sucedem-se por toda a região. Deste modo, Joaquim Valente será empossado amanhã, enquanto na Covilhã Carlos Pinto assumirá funções na próxima quarta-feira.
Ao novo presidente da autarquia guardense juntam-se os vereadores Virgílio Bento, Vítor Santos e Lurdes Saavedra, enquanto que do lado da oposição estarão Ana Manso, José Gomes e João Bandurra. Na Covilhã, Alçada Rosa, João Esgalhado, Vítor Marques, Joaquim Matias e Luís Barreiros acompanham Carlos Pinto. Os vereadores da oposição socialista serão Miguel Nascimento a quem se junta, neste mandato, Victor Pereira. No que se refere às Assembleias Municipais, as respectivas listas serão votadas em plenário na primeira assembleia a realizar. João de Almeida Santos, primeiro nome na candidatura à assembleia municipal pelo PS, deverá ser confirmado como o novo presidente, substituindo, assim, José Martins Igreja. O mesmo deverá acontecer na Covilhã, onde Carlos Abreu será, seguramente, reconduzido na liderança daquele órgão.
A distribuição dos pelouros ainda não foi revelada em nenhuma das duas autarquias, mas, na Guarda, Joaquim Valente já revelou que não irá abdicar do planeamento operacional e estratégico.