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Europa financia modernização da ferrovia até Vilar Formoso

Projeto para reforçar a ligação dos portos de Leixões, Aveiro e Figueira da Foz à Europa é um dos onze apoiados pela Comissão Europeia com 195 milhões de euros

O corredor ferroviário Leixões/Aveiro/Coimbra – Vilar Formoso é um dos projetos que a Comissão Europeia vai financiar no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa. Ao todo, são 195 milhões de euros de verbas da União Europeia para 11 projetos de transportes e infraestruturas, no âmbito das Redes Transeuropeias de Transportes.

Os restantes empreendimentos a apoiar são a plataforma logística de Leixões, a via navegável do Douro, a plataforma multimodal do porto de Lisboa e a ligação Sines-Caia. Na segunda-feira, o Ministério da Economia salientou num comunicado que, além destes projetos, foram também aprovadas iniciativas no âmbito das Autoestradas do Mar, em especial a promoção do uso de gás natural liquefeito como combustível para os navios que escalam os nossos portos. A “Janela Única Logística” foi outro empreendimento a merecer apoio financeiro por parte da Comissão Europeia. «A qualidade e mérito das propostas apresentadas ao CEF Geral (mecanismo de apoio ao qual concorrem todos os países da União Europeia) levou a que um país que represente 1,3 por cento do PIB da UE tivesse merecido 2,7 por cento do total de apoios desta fase de candidatura», sublinha o ministério de Pires de Lima.

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, citado no comunicado, salientou que «os projetos agora aprovados pela Comissão Europeia são transversais a todo o país, de norte a sul, do litoral ao interior, demonstrando também que a estratégia seguida na ferrovia e que o acerto de estratégias comuns com Espanha e França, relativamente à migração da bitola ibérica para a bitola europeia foi uma estratégia acertada». A consolidação e modernização do corredor ferroviário Porto/Aveiro-Vilar Formoso faz parte do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI) de elevado valor acrescentado e representa um investimento estimado de 900 milhões de euros. O objetivo desta empreitada, que poderá implicar a construção de uma nova ligação até à fronteira de Vilar Formoso, é reforçar a ligação ferroviária dos portos de Leixões, Aveiro e Figueira da Foz à Europa.

Corredor Leixões/Aveiro/Coimbra-Vilar Formoso faz parte do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas

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