A primeira fase de candidaturas ao ensino superior está a decorrer até 7 de Agosto. O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), com uma alargada oferta formativa (cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas e mestrados) é a opção de muitos alunos.
Aqueles que estão já a frequentar o IPG evidenciam a qualidade formativa, o bom ambiente de estudo, a vivência estudantil, a multiculturalidade e o apoio permanente ao processo de qualificação académica.
Uma excelente opção
“A cidade da Guarda e o próprio Instituto Politécnico da Guarda brindaram-me com um misto de sensações”. Estas palavras são de Cláudia Mendes que no próximo ano letivo vai frequentar o terceiro do curso de Comunicação e Relações Públicas.
“Desde o início que o próprio Instituto mostrou que tinha capacidade para corresponder às minhas expectativas como aluna, como às dos restantes estudantes que pertencem às quatro escolas do Politécnico da Guarda”, acrescentou esta jovem.
Relativamente ao seu curso, Cláudia Mendes disse ter-lhe despertado grande interesse “devido às unidades curriculares que integra. Os professores que lecionam cada uma dessas unidades mostraram-se sempre bastante prestáveis para ensinar todos os conteúdos”
Para esta aluna de CRP, “um dos aspetos fundamentais que completa o curso é o estágio integrado na própria licenciatura; ajuda-nos, desta forma, a ingressar no mercado de trabalho e a colocarmos em prática todos os saberes adquiridos”.
O envolvimento dos atuais alunos na divulgação dos cursos do Politécnico da Guarda, junto das escolas secundárias, é encarado por Cláudia Mendes como uma “boa iniciativa. Manifestei a minha disponibilidade em colaborar nestas ações, junto do Gabinete de Informação e Comunicação, e considero ter sido uma experiência encantadora, visto que me insiro num curso da área da comunicação.”
Nas suas declarações ao nosso jornal, Cláudia Mendes deixou ao desafio aos jovens que pretendem ingressar no ensino superior para “visitaram este Instituto e a própria cidade, para conhecerem a beleza estudantil que existe no interior do nosso País. E o IPG é uma excelente opção”.
Preparados para o futuro
Guilherme Crucho, que frequentou este ano letivo o primeiro ano do Curso de Contabilidade do IPG comentou-nos que “é um ótimo politécnico para estudar, com excelentes docentes, que nos capacitam de ótimas ferramentas para um dia entrarmos no mercado de trabalho”.
Sobre o seu curso disse-nos que lhe “pode abrir imensas portas no futuro, dado o conjunto de unidades curriculares oferecidas ao longo dos três anos da licenciatura, as quais vão da área de economia, gestão, direito, e, claro, contabilidade”.
O ano que agora terminou “traduziu-se em muitas mudanças mas acabou por ter um balanço bastante positivo a nível escolar”, disse-nos Guilherme Crucho.
Questionado sobre o conselho que daria aos candidatos ao ensino superior respondeu sem hesitações: “o maior conselho que posso dar será não terem receio de vir ou ficar a estudar no interior; isto porque não tenho qualquer dúvida que o IPG e a Guarda os surpreenderá cada dia!”
“Estamos em casa”
Sara Franco entrou no passado ano para o Politécnico da Guarda. “É uma escola excelente que proporciona uma formação qualificada e múltiplas atividades que complementam essa formação”, afirmou-nos esta jovem, aluna do curso de Comunicação Multimédia.
“O meu curso é fantástico pois pode abrir várias portas para o futuro, em diversas áreas”, salientou-nos Sara Franco, para quem o ano letivo agora concluído “foi cheio de experiências positivas, enquanto aluna do IPG. Tive a oportunidade de colaborar com o Gabinete de Informação e Comunicação na divulgação da oferta formativa, em vários locais do país, e de participar noutras atividades que me enriqueceram muito. Conheci pessoas espetaculares, frequentei um curso que adoro lecionado por professores que tudo fizeram para nos ajudar e incentivar”
Satisfeita com a instituição de ensino superior que frequenta, e igualmente rendida à cidade, esta jovem (natural de Guimarães) aconselha aos candidatos ao ensino superior a fazerem também a opção pelo Politécnico da Guarda.
“Aqui estamos em casa, temos tudo para a nossa formação académica, apoio dos professores e funcionários, um ambiente muito bom. Apesar de a Guarda ser uma cidade pequena é muito acolhedora”.
Multiculturalidade e conhecimento
Para Daniela Guilherme, natural da ilha Terceira (Açores), uma das coisas mais importantes para quem escolhe o Politécnico da Guarda é “a multiculturalidade e o conhecimento que se adquire, por existirem pessoas de várias partes do mundo; também pelos professores que nos acompanham, pois são dedicados e preocupam-se com os alunos”.
Daí que esta aluna, finalista de CRP no próximo ano letivo, sugira aos novos estudantes do Politécnico da Guarda que aproveitem ao máximo “as experiências que o IPG e a Guarda oferecem, as amizades que se ganham ou até mesmo a partilha dos momentos com todos os alunos da Escola”.
Do ano agora concluído, e para além da aprendizagem normal, lembra “experiências gratificantes” onde enquadra a divulgação da oferta formativa do IPG em “escolas secundárias, a participação na Qualifica (Porto) e na Futurália (Lisboa), pois o encontro de estudantes de outras Universidades ou Politécnicos é sempre interessante”.