Arquivo

ESTT de Seia organiza IIª Feira de Turismo Cultural

Certame, a decorrer de sexta-feira a domingo, deverá contar com uma elevada afluência de público

Preparar os alunos para os desafios futuros do “mundo profissional” é o grande objectivo da IIª Feira de Turismo Cultural promovida pela Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (ESTT) de Seia, de amanhã até domingo. Tal como sucedeu no ano transacto, em que o evento, que oferece várias actividades culturais, despertou bastante interesse da população, a organização espera voltar a atrair muito público de todos os cantos do país até à Casa Municipal da Cultura de Seia.

A feira é subordinada ao tema “Turismo Cultural, uma identidade Portugal” e está a cargo dos alunos dos 2º e 3º anos do curso de Turismo da ESTT do Instituto Politécnico da Guarda, no âmbito da cadeira “Património cultural e animação sociocultural”. Rita Melício, aluna do 3º ano e uma das organizadoras, salienta que a realização deste tipo de iniciativas é uma «boa forma de nos prepararmos para a vida activa, uma vez que, possivelmente, vamos ter que nos confrontar com organizações deste tipo no futuro», realça. Presentes no certame senense vão estar, «na medida do possível», artesãos representativos das sete áreas promocionais do nosso país, como sejam as Beiras, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores, Madeira, Porto e Norte. «Na impossibilidade dos artesãos que foram contactados poderem estar presentes, as diferentes zonas estarão representadas por produtos típicos, ranchos e grupos de cantares», garante Rita Melício. A abertura oficial do certame está agendada para as 14 horas de amanhã, à qual se seguirá um ciclo de conferências dedicado às várias vertentes do turismo nas diferentes áreas promocionais do nosso país.

Entre os oradores vão estar presentes Jorge Neves, presidente da Região de Turismo dos Templários, Luís Rodrigues, da Câmara Municipal de Penacova, que vai falar sobre o “Aproveitamento dos moinhos para o turismo de habitação”, Abílio Vilaça, da Associação Comercial de Braga, Zita Cardoso, que vai abordar o “Turismo Cultural na Madeira”, e Maria do Rosário Dolgner, docente da ESTT. Contudo, para Rita Melício, os «dias grandes» da IIª Feira de Turismo Cultural são mesmo o sábado e o domingo. Assim, quem passar por Seia no “Dia do Trabalhador” vai poder degustar iguarias típicas, provar vinhos e assistir às actuações de vários ranchos folclóricos e grupos de cantares. Já no domingo, está prevista a actuação de grupos de dança e música tradicional portuguesa até às 22 horas. A feira destina-se «a toda a comunidade em geral», indica Rita Melício, sublinhando que, tal como sucedeu na edição anterior, em que os membros da organização foram «surpreendidos pela positiva», também são esperados este ano visitantes de «todas as partes do país».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply