Arquivo

Estância termal do Cró já tem hotel de quatro estrelas

Novo empreendimento significa um investimento de três milhões de euros e tem lotação quase esgotada nos meses de verão

A funcionar desde 2011, o complexo termal do Cró, no Sabugal, tinha até aqui uma lacuna, faltava-lhe um hotel agregado. Desde sábado que isso deixou de ser um problema com a inauguração pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, do Hotel Rural do Cró, de quatro estrelas, edificado pela empresa Natura Empreendimento S.A., também responsável pelas termas.

«Dá uma resposta ao balneário, porque a verdade é que o balneário até hoje tem funcionado praticamente com cliente locais, que têm aqui alojamento, ou emigrantes ou pessoas que regressam ao concelho», referiu o presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo. Também o presidente do Conselho de Administração da Natura Empreendimento, Paulo Martins, via a questão do alojamento como um problema: «Existia um balneário que tinha custado uma pequena fortuna e não havia forma de que quem viesse aqui pudesse ficar alojado, as pessoas eram obrigadas a deslocar-se para outras localidades», recordou o empresário. Por agora a unidade ainda está em fase de testes, mas a partir do final do mês já será possível ficar alojado no hotel do Cró. E as previsões são as melhores, sendo que para julho já há uma ocupação de 60 por cento, em agosto de 90 por cento e em setembro de 55 por cento.

O caminho para chegar aqui «foi longo», lembrou António Robalo na sua intervenção, recordando que «foram 30 anos de esforço e agora estamos a colher os frutos». O empreendimento representa um investimento de três milhões de euros, apoiado por fundos europeus. O projeto emprega 22 pessoas, «maioritariamente jovens, com formação superior, o que é muito importante num território de baixa densidade», afirmou Paulo Martins, que acredita que este é um pequeno passo para combater o êxodo que se verifica na região. De resto, o autarca sabugalense e o empresário acreditam que o Hotel Rural do Cró pode criar uma dinâmica no turismo raiano e sendo este o único hotel em funcionamento no Sabugal, António Robalo está esperançado que o Raihotel – Albergaria Santa Isabel, encerrado desde 2013, reabra, pois «uns impulsionem os outros».

Os sonhos para o complexo termal situado na freguesia de Rapoula do Côa não ficam por aqui. Com uma capacidade para albergar 60 pessoas, a administração tem já prevista a construção de bungalows familiares para aumentar a oferta de alojamento. Também as ruínas do antigo balneário vão ser recuperadas para acolherem uma sala de espetáculos, um bar, uma zona de relaxamento e de leitura. Outo dos objetivos da administração passa pela criação do Parque dos Sentidos, focado na «valorização ambiental deste espaço». Para Miguel Poiares Maduro, este é «um investimento positivo para territórios de baixa densidade». O ministro, que tem o pelouro do desenvolvimento regional, vê o turismo com um efeito «multiplicador», considerando que é «uma sala de exposições do território, é uma mais-valia em si e potencia as outras atividades». Durante a inauguração do Hotel Rural do Cró, o governante lembrou que o programa “Portugal 2020” prevê mais apoios para os projetos em territórios de baixa densidade e que até ao final do mês serão anunciados três concursos para estes territórios no quadro dos fundos europeus.

Hotel com 30 quartos

O Hotel Rural do Cró tem capacidade para albergar 60 pessoas, distribuídas por 30 quartos. O novo edifício do complexo termal está ainda equipado com uma sala de eventos, com capacidade para 250 pessoas, e um restaurante com lugar para 60 pessoas. A unidade tem ligação ao balneário termal que oferece quatro valências, Cró Termas, Cró Ludic, Cró Corpus e Cró Fisio. A Natura Empreendimentos aposta ainda em atividades fora dos balneários como desportos de natureza, entre eles bicicletas e a apensar nos mais novos, mas também noa pais, oferecem aos clientes a possibilidade de ficar com as crianças durante o dia.

Ana Eugénia Inácio Hotel Rural do Cró abre ao público no final do mês

Sobre o autor

Leave a Reply