O Retrato, a meio corpo, de Soror Maria Helena de São Bernardo, pertencente ao Museu de Arte Sacra, na Covilhã, foi selecionada para integrar a exposição internacional denominada “Do Tirar Polo Natural. Inquérito ao retrato português”, patente ao público no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.
Trata-se de uma exposição temporária em torno do retrato produzido em Portugal, desde o século XV até à atualidade, que reúne cerca de 100 obras, de múltiplas disciplinas artísticas, provenientes de instituições e colecionadores nacionais, bem como de prestigiosas instituições internacionais, como o Museo del Prado, o Groeningemuseum de Bruges, a Galleria Nazionale di Parma ou os Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique. A exposição está patente ao público até 30 de setembro, de terça a domingo, das 10 às 18 horas, no Museu Nacional de Arte Antiga, na rua das Janelas Verdes, em Lisboa.
A obra seccionada integra, no Museu de Arte Sacra, a Coleção José de Almeida Eusébio, por ter sido este o responsável pela sua incorporação, em 1929, no então Museu Municipal da Cidade.