Arquivo

Espanhóis e franceses vêm a Pinhel praticar jogos tradicionais

Iniciativa “Na taberna – cultura e tradição” decorre de 7 a 9 de março

“Na taberna – cultura e tradição” é o nome da iniciativa que a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) vai promover, em parceria com outras entidades, no concelho de Pinhel entre 7 e 9 de março.

Esta atividade, que contar com a participação de representantes de uma associação espanhola e outra francesa, pretende dar a conhecer alguns jogos tradicionais associados à cultura da vinha e do vinho. A organização – que envolve ainda a Adega Cooperativa de Pinhel, Câmara de Pinhel, Associação Terras de Santa Bárbara – preparou várias atividades que vão ter lugar na sede de concelho, mas também nas aldeias de Cheiras, Abadia, Trocheiros e Miragaia, que fazem parte da freguesia de Pínzio. Norberto Gonçalves, presidente da AJTG, sustenta que estas atividades não visam «mostrar o que nós somos capazes de fazer com o jogo», mas sim «motivar os outros para a prática do jogo», sendo que os interessados poderão experimentá-los. Neste encontro, a AJTG fará demonstrações dos jogos do sapo, da raiola e do burro, bem como «o jogo do barril» que «há muitos anos caiu em desuso».

Na iniciativa participam elementos dos franceses da Aquitaine Sport Pour Tous (Bordéus), que são conhecidos por fazerem rolar barris de vinho. Também os espanhóis da Associación La Tanquilla, de Aranda de Duero, vão interpretar alguns jogos que fazem parte da sua cultura. O programa do evento contempla uma mesa redonda sobre “O jogo tradicional na animação intra e intercomunitária”, um encontro sobre o vinho e a cultura tradicional, a apresentação do livro “Memórias da Maria Castanha”, de Jorge Lage, entre outras iniciativas. Lucília Coelho, vereadora da Câmara de Pinhel, salientou que o município «se sente lisonjeado» por ter sido escolhido para acolher este evento. Por seu lado, Agostinho Monteiro, presidente da Adega, realçou a importância da Assembleia Geral da instituição, agendada para dia 9, reunir habitualmente cerca de 300 pessoas que poderão usufruir de «um momento de convívio mais prolongado».

Sobre o autor

Leave a Reply