Arquivo

Espaço Europa

Portugal assinala 50 anos dos Tratados de Roma

Cerca de 250 bandas de todo o país a tocar em simultâneo o Hino da Europa, um concerto de Kátia Guerreiro junto da Torre de Belém, uma edição de um livro de cartoons sobre a Europa, palácios de Lisboa de portas abertas, seminários temáticos e concursos com prémios. Estas são apenas algumas das iniciativas que irão assinalar, em Portugal, dia 25 de Março, os 50 anos da assinatura dos Tratados de Roma.

“O que nos toca” irá levar 250 bandas de música a tocar em todo o país o Hino da Europa (parte do Ode à Alegria, último andamento da 9ª sinfonia de Beethoven, composta em 1823), numa iniciativa que vai envolver também dezenas de câmaras municipais e estabelecimentos de ensino. Nove palácios de Lisboa (Belém, S. Bento (palácio e palacete), Necessidades, Ajuda, Queluz, Palhavã, Santos e Condes de Pombeiro) – edifícios que normalmente se encontram encerrados a visitantes – vão também estar abertos público. No dia 25 e mediante reserva prévia, os visitantes poderão ter a oportunidade de fazer um percurso guiado pela história destes monumentos. Será ainda publicado um livro “:) Smiling Europe” que junta quase 200 cartoons sobre a União Europeia publicados em 45 países num total de 90 artistas. A obra será distribuída gratuitamente a embaixadas, universidades e escolas.

As iniciativas dos 50 anos dos Tratados de Roma são organizadas pela Representação da Comissão Europeia, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em parceria com um conjunto de outras entidades. A propósito da data será ainda lançada uma moeda e um selo comemorativo.

O que são os Tratados de Roma?

Os Tratados de Roma, assinados naquela cidade pela Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália e Luxemburgo a 25 de Março de 1957, instituíram a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom). Neles se previa a criação de um mercado comum europeu a partir de 1 de Janeiro de 1958. A assinatura dos Tratados culminou um processo desencadeado pelo fim da II Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída económica e politicamente.

Esta Coluna é da responsabilidade da Representação em Portugal da Comissão Europeia

Sobre o autor

Leave a Reply