Arquivo

Espaço Europa

Dia da Europa no distrito da Guarda

O Dia da Europa que se comemora na próxima sexta-feira, dia 9 de Maio, vai ser celebrado em Portugal com um conjunto de iniciativas que irão decorrer um pouco por todo o país, envolvendo cerca de meia centena de autarquias, clubes europeus de escolas e os 13 Centros de Informação Europeia Europe Direct.

No distrito da Guarda, em Celorico da Beira, bandeira da União Europeia será construída com flores junto da rotunda da Central de Camionagem. Em Manteigas, as escolas do concelho lançam mãos à obra e também elas vão fazer a bandeira da Europa. Será às 14H00, junto à Câmara Municipal, local que vai acolher também duas exposições; uma de Eco-Códigos e uma outra de mascotes do ambiente. Ambas as iniciativas pretendem alertar para as questões ambientais e para o perigo das alterações climáticas.

O Dia da Europa comemora-se a 9 de Maio porque:

A 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, político, advogado de alto nível e Ministro dos Negócios Estrangeiros francês entre 1948 e 1952, apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia (UE).

A bandeira da Europa é um dos símbolos da UE, com as estrelas douradas em círculo a representar a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa. As estrelas são doze porque, tradicionalmente, este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. A bandeira mantém-se, assim, inalterada, in dependentemente dos alargamentos da EU.

Coligação contra exploração sexual das crianças na Internet

O Vice-Presidente da Comissão Europeia Jacques Barrot, responsável pela pasta da Justiça Liberdade e Segurança, manifestou o seu apoio à criação de uma coligação de parceiros da União Europeia contra a exploração sexual das crianças para fins comerciais na Internet.

O projecto de criação dessa coligação foi apresentado numa conferência de impresa realizada pela organização Missing Children Europe ( http://www.missingchildreneurope.eu) juntamente com outros interessados.

Comissão avisa Portugal

A Comissão Europeia vai enviar a Portugal e a outros oito Estados-Membros os primeiros avisos por não terem emitido novas licenças ou actualizado as existentes para mais de 9 000 instalações industriais já em funcionamento em toda a Europa. Os Estados-Membros em causa não emitiram satisfatoriamente essas licenças até à data prevista que era 30 de Outubro de 2007.

Sobre o autor

Leave a Reply