Rede Solvit já resolveu cerca de dois mil problemas
A rede comunitária SOLVIT faz cinco anos. Ao longo deste período, a rede proporcionou a pessoas que vivem, trabalham, estudam ou exercem actividades comerciais noutro país da União Europeia (UE) soluções rápidas e eficazes para mais de 1.800 problemas concretos e que decorrem da aplicação incorrecta da legislação comunitária pelas administrações nacionais, que negam aos cidadãos e às empresas direitos que lhes assistem no contexto do mercado único. Números:
Em 2002, a rede SOLVIT registou cerca de 10 novos casos por mês; cinco anos depois, este número aumentou para 60.
Nos últimos cinco anos, a taxa média de resolução de casos SOLVIT permaneceu estável (80%).
De todos os casos resolvidos desde 2002, 71% foram-no no prazo previsto de dez semanas.
Dois terços dos casos SOLVIT foram apresentados por cidadãos.
Um terço dos casos SOLVIT foi apresentado por empresas.
Os contactos dos centros nacionais do Solvit estão em: http://ec.europa.eu/solvit
Fim da obrigatoriedade de pousio nos cereais
Para reagir à situação cada vez mais tensa no mercado dos cereais, Mariann Fischer Boel, Comissária Europeia responsável pela pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural, vai apresentar à Comissão uma proposta que visa acabar com a obrigatoriedade do pousio nos terrenos cultivados com cereais no período do Outono de 2007 à Primavera de 2008. Isto não significa que os agricultores sejam obrigados a cultivar as terras, podem-nas sujeitar a programas ambientais.
Nos 27 Estados membros, a colheita de 2006 foi menos elevada do que o previsto (265,5 milhões de toneladas), o que levou a tensões no abastecimento no final da campanha de comercialização de 2006/2007 e aos preços historicamente elevados que se estão a registar actualmente. Neste ano, as primeiras colheita de cevada e de trigo são medianas, salvo em Espanha, e o tempo húmido continua a perturbar ou a atrasar as colheitas na Europa ocidental.