A “Árvore Lusitana”, da EB 2,3 do Sabugal, conquistou o segundo prémio da categoria 2 do concurso “Tree Parade 2008”. Mas não foi a única do distrito galardoada pelo júri da iniciativa, que classificou em terceiro lugar da categoria 1 “A Árvore das Vidas Mil”, do jardim-de-infância do Soito (Sabugal).
Na mesma posição, mas na categoria 2, ficou o projecto “Recursos@florestaviva”, apresentado pela Secundária com 3º ciclo Gonçalo Anes Bandarra (Trancoso). O concurso “Tree Parade” foi promovido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), no âmbito da sensibilização da população escolar na luta contra os incêndios. Nesta edição participaram cerca de 8.000 alunos de escolas de todo o país. Depois da exposição do Terreiro do Paço, em Lisboa, as árvores criadas podem ser vistas no Parque da Cidade (Porto) até dia 22. A mostra está em Coimbra, no Parque Verde do Mondego, entre 25 de Junho e 10 de Julho, terminando a itinerância no centro histórico de Évora, entre 12 a 27 de Julho.
Nesse mês, de 7 a 17 de Julho, terá lugar uma votação e um leilão online com todas as árvores criadas. Do valor angariado, 50 por cento reverterá a favor das escolas, enquanto o restante será destinado a projectos de reflorestação, limpezas de mata e prevenção de incêndios.