A ESAA através do seu diretor apresentou no Conselho Geral as linhas da sua participação no Programa Educação 2015 lançado pelo Ministério da Educação. Pretende este Programa “melhorar as competências básicas dos alunos portugueses” e “assegurar a permanência no sistema de todos os jovens até aos 18 anos, garantindo o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos.” Pede-se pois às escolas que operacionalizem estes objetivos e adaptem o seu projeto e plano de atividades a estes objetivos, de forma a atingirem resultados significativos até 2015.
A metodologia a seguir tem 4 linhas orientadoras: 1)Adoção de indicadores e metas nacionais para as duas áreas nucleares (melhoria de competências básicas em Língua Portuguesa e Matemática e redução da desistência escolar); 2)Envolvimento dos agrupamentos e das escolas; 3)Envolvimento das famílias, das organizações da comunidade e das autarquias; 4)Monitorização e avaliação do programa, nos vários níveis de execução: nacional, concelhio, de cada agrupamento e de cada escola.
A monitorização far-se-á à volta de 3 indicadores a nível nacional:
Indicador 1 – Resultados em provas nacionais (provas de aferição e exames nacionais de Língua Portuguesa e de Matemática)
Indicador 2 – Taxas de repetência nos vários anos de escolaridade
Indicador 3 – Taxas de desistência escolar.
É para estes indicadores que a ESAA já traçou as suas metas para este ano e os quatro próximos anos letivos. Assim, quanto aos resultados de exames e provas de aferição em Língua Portuguesa e Matemática, a Escola pretende atingir as percentagens de resultados positivos seguintes. Em Língua Portuguesa do 9º ano pretendemos passar em 5 anos dos 92,4% de positivas para os 94,5% (sendo a meta nacional de 75%); em Matemática do 9º ano o objetivo é passar gradualmente dos atuais 85,7% para os 88% (sendo a meta nacional de apenas 55%). Na disciplina de Português (12º ano) pretendemos passar dos 55,8% atuais para 65% (sendo esta também a meta nacional) e em Matemática (12º ano) de 72,2% para 74,5% (sendo a meta nacional de 70%). De referir que Português do 12º ano é nestas 4 disciplinas a única em que a nossa média é inferior à média nacional e mesmo à média concelhia.
Quanto ao indicador 2, das taxas de repetência, pretende-se que no 7º ano se passe em cinco anos de 6,3% para 5%; no 8º ano de 4% para 2,75%; no 9º ano de 9,2% para 8%. No Ensino Secundário, a meta é passar de 10,3% para 9,5%; no 11º ano de 8,6% para 7,5%; e no 12º ano de 23,7% para 12,3%. Em todos estes anos só no 10º ano a nossa percentagem de reprovações é maior que a média concelhia (na ESAA de 10,3% e no concelho da Guarda de 7%), sendo sempre inferior à média nacional.
Finalmente no indicador 3, a taxa de desistência deve descer na ESAA para 0,1% aos 14 anos (meta nacional 1%); para 0,5% aos 15 anos (meta nacional 2%) e para 0,1% aos 16 anos (meta nacional de 4%).