Arquivo

Escola Afonso de Albuquerque comemorou Dia do Patrono

Secundária da Guarda promoveu diversas actividades para homenagear o antigo vice-rei da Índia que lhe dá nome

A Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda, promoveu na passada quinta-feira o Dia do Patrono, uma iniciativa que contemplou diversas actividades como a realização de uma caminhada, um sarau cultural, “workshops” e a prática de jogos lúdicos.

O objectivo é prestar homenagem a Afonso de Albuquerque, tendo para esse efeito sido aproveitada a «oportunidade» concedida pelo Ministério, que prevê que «as escolas possam utilizar dois dias durante o ano lectivo para actividades e eu entendi que um deles podia ser dedicado precisamente ao patrono», explicou o director. António Soares recorda que foi em 1919 que o então Liceu da Guarda passou a ser Liceu Central de Afonso de Albuquerque, isto porque o ministério de então atribuiu às escolas o nome de heróis nacionais «que pudessem servir de exemplo para os jovens». Na sua opinião, Afonso de Albuquerque foi «muito bem escolhido para a nossa escola, porque é um modelo para os alunos, e para todos os portugueses, pelo seu heroísmo e virtudes cívicas e morais na altura em que foi vice-rei da Índia», reforçou.

Quanto aos alunos, mostraram a sua satisfação por terem um dia diferente, em que puderam praticar actividades que não costumam fazer habitualmente. Pedro Lopes, do 12º, fez a simulação de um vulcão utilizando «bicarbonato num recipiente juntamente com meio-copo de vinagre», o que deu origem a uma «reacção» que faz lembrar a «lava de um vulcão mesmo a sério», isto com a ajuda de «colorau para dar cor». Já Sónia Alves e o Rui Coelho, ambos do 11º, optaram pela prática de jogos lúdicos na área da matemática que ajudam «a exercitar a mente porque temos de fazer contas, de calcular a estratégia do adversário e que requerem muita inteligência».

Veja o vídeo em www.ointerior.tv

Escola Afonso de Albuquerque comemorou Dia
        do Patrono

Sobre o autor

Leave a Reply