Arquivo

Envelhecimento em debate na Guarda

III Jornadas “Saber Envelhecer” realizam-se amanhã e sábado, na Casa de Saúde Bento Menni

O auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, acolhe amanhã e sábado as III Jornadas “Saber Envelhecer”, organizadas pelas Irmãs Hospitalares do Sagrado Coração de Jesus.

A primeira mesa redonda está agendada para as 11 horas de amanhã sobre o “Envelhecimento activo” e inclui o testemunho e experiências/sugestões as vivo – após um concerto do Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda. “Dentro do Crepúsculo” é a primeira conferência, por António Manuel Gomes, e, à tarde, será abordado o tema do “Envelhecimento com doença” por vários especialistas. No sábado, Horácio Firmino abre os trabalhos, na segunda conferência destas jornadas, intitulada “Capacidade de Decisão do Idoso”. Ainda de manhã, debate-se “Envelhecimento com Dignidade”, onde intervêm Óscar Ribeiro, José Aparício, Marino Ferreira e Virgílio Bento. Na parte da tarde, Joaquim Cereja fala de “Psico-educação em saúde mental do idoso” e, a fechar, falar-se-á de “Ética do Envelhecer”, a quarta mesa redonda das jornadas. Alice Roseiro, Luís Cortez Pinto e Paula Carneiro são os oradores. As inscrições para participar podem ser feitas através do telefone 271/200840.

Comentários dos nossos leitores
António Miguel antmiguel@gmail.com
Comentário:
É um tema interessante. Já agora levem ao conhecimento público o mau tratamento que os idosos têm por parte das IPSS da Guarda, em que as Sras. Assistentes Sociais são indiferentes aos problemas dos idosos e famílias, estão apenas sentadas em secretárias a trabalhar projectos em vez de se dedicarem a estudar as carências e problemas desses idosos. Já agora fica aqui a denúncia da atitude tomada por certas assistentes sociais em discriminar os idosos, quando da parte da família se lhes colocam críticas.
 

Envelhecimento em debate na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply