O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) tem sido, e continua a ser, a escolha de muito estudantes que não hesitam em deixar os seus testemunhos sobre esta instituição.
A qualidade de ensino, a idoneidade do corpo docente e não-docente, as condições de estudo, o ambiente académico e a vida na mais alta cidade de Portugal são alguns dos aspetos sublinhados por estudantes do IPG.
Expetativas superadas
Catarina Guerreiro não conhecia a cidade da Guarda. “Foi a DGES que me fez a apresentação quando selecionei politécnicos direcionados para a área de Comunicação”.
Escolheu, como primeira opção o Politécnico da Guarda e o curso de Comunicação e Relações Públicas. “Vou agora para o terceiro ano. E se me perguntar se estou arrependida pela minha escolha digo-lhe: não estou! A cidade da Guarda e o Politécnico da Guarda deram-me uma nova família e desde sempre senti que estava “em casa”.
Esta jovem, que veio de Proença-a-Nova para o IPG, confidenciou que nunca teve “necessidade de ligar aos pais para ouvir palavras de conforto para me fazerem sentir bem, porque sempre me senti bem nesta cidade!”
Segundo Catarina Guerreiro, o Politécnico da Guarda “tem vindo a sofrer alterações para melhor; preocupa-se com a opinião dos alunos para um melhor desempenho; oferece a oportunidade de o irmos representar a várias escolas do país; desenvolve palestras, congressos e jornadas que, para o nosso currículo, são uma mais-valia”.
Nas suas declarações ao nosso jornal, esta jovem acrescentou que o IPG se “preocupa com todo o processo formativo, qualificação e desempenho dos seus alunos para que tenham um futuro merecedor do seu esforço.”
Catarina Guerreiro disse ainda que “esta instituição oferece um ensino com docentes bem qualificados, disponíveis e prontos a ajudar.
Todos os cursos dão a oportunidade de estágio no último ano de licenciatura, o que é muito importante. O curso que frequento, tem superado as minhas expetativas, dá-me vontade de ir para o mundo do trabalho e colocar tudo em prática”
Ótimas condições para estudar
“Nesta fase, em que os alunos se candidatam para o ensino superior, pensam, normalmente, em ir para uma grande cidade, esquecendo-se dos Politécnicos do interior”. Era assim que pensava Mara Cunha, aluna de Gestão no Instituto Politécnico da Guarda.
“Desde que entrei no Politécnico da Guarda a minha opinião mudou. Este Instituto está tão bem preparado como as outras instituições de ensino superior tradicionalmente mais procuradas”.
Mara Cunha faz questão em sublinhar que as condições oferecidas pelo Politécnico da Guarda aos seus alunos “são ótimas, os professores e profissionais que fazem parte deste instituto são excelentes.
É notório que todos quantos trabalham no IPG estão empenhados no sucesso contínuo dos alunos e mostram, aquando das atividades de promoção do Politécnico, a verdadeira realidade do Instituto. Sem dúvida que o Politécnico da Guarda é um dos melhores do país.”
Esta jovem, natural de Felgueiras, considera que o curso de Gestão “é ótimo. É um curso abrangente, visto que engloba áreas como Economia, Contabilidade, Marketing, gestão de recursos humanos, entre outras áreas. Assim sendo, com este curso existe a possibilidade de nos prepararmos para várias realidades empresariais, o que leva a um vasto leque de saídas profissionais.”
Neste primeiro ano que frequentou o Politécnico da Guarda, Mara Cunha disse que conheceu “excelentes pessoas” fez novas amizades e conviveu com “estudantes de outras nacionalidades”, participou em várias atividades organizadas pelo IPG.
Nas primeiras semanas na Guarda a adaptação “custou um pouco mas o tempo foi passando e as coisas começaram a correr muito melhor.” Hoje diz estar apaixonada pela Guarda e não duvida que isso aconteça com os futuros alunos.
“O Instituto Politécnico da Guarda está bem preparado para os receber. Tem ótimas condições, ótimos professores e quadros técnicos. Sei que a vida académica não é só estudo, por isso acrescento que as noites são espetaculares”, faz notar esta aluna de Gestão.
Mara Cunha não deixou terminar a conversa que tivemos com ela sem rematar que “as praxes são as mais respeitosas e as mais divertidas. Acreditem, a Guarda tem tudo para fazer dos anos dos vossos cursos, os melhores da vossa vida.”