Arquivo

Enoturismo é aposta de futuro na Beira Interior

Crítico Fernando Melo considerou que os vinhos brancos são «provavelmente os melhores que se produzem em Portugal»

O seminário realizado na passada sexta-feira, no NERGA – Associação Empresarial, na Guarda, foi um sucesso. Com 140 inscritos, o limite definido pela organização, e a intervenção de especialistas em turismo, enoturismo, vinhos e gastronomia, o encontro decorreu com grande interesse e curiosidade, em especial sobre o desenvolvimento do enoturismo.

O primeiro painel, moderado por Rodolfo Queirós, diretor técnico da CVRBI, contou com as excelentes intervenções de Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal; Adriano Costa, professor na ESTH do Instituto Politécnico da Guarda; Edgar Lameiras, do Instituto Politécnico de Leiria; e Sofia Lobo, diretora da Rota dos Vinhos Verdes. No segundo painel, moderado por Luís Baptista-Martins, jornalista e diretor de O INTERIOR, teve na gastronomia e vinhos o mote para as explicações de Joice Lavandoski, doutorada em Turismo e colunista de enoturismo na imprensa brasileira; Fernando Melo, jornalista e critico gastronómico e de vinhos na “Revista de Vinhos”; e Jorge Patrão, presidente da Turismo Serra da Estrela. Os oradores apresentaram diferentes casos-estudo e analisaram o estado do enoturismo em diferentes contextos.

Por outro lado, concluiu-se pela necessidade de apoiar a criação de uma Rota de Vinhos da Beira Interior, sendo que Fernando Melo foi afirmativo ao referir que «os vinhos brancos da Beira Interior são provavelmente os melhores brancos que se produzem em Portugal». Depois, e para fecho do seminário, Luís Baptista-Martins apresentou uma síntese de reportagens televisivas, que deixaram os presentes boquiabertos, sobre o impacto do Iº Encontro de Promoção e Internacionalização de Vinhos da Beira Interior, e que decorreu em junho último com a visita de 40 prescritores estrangeiros à região. Os presentes foram positivamente surpreendidos ao verem os resumos de reportagens da SIC e RTP, mas também da RTP Internacional, RTP África ou da americana Globetrotter.TV ou simplesmente pelas páginas de reportagem no SOL ou na alemã “Kulinariker”, da americana “Luxuryweb” ou na espanhola “Revista Enólogos”.

João Carvalho, presidente da CVRBI, realçou o importante aumento da exportação de vinhos da Beira Interior registado no ano passado. Depois vieram os sabores. As iguarias tradicionais da região foram reinventadas pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG e degustadas pelos presentes. Os queijos da Serra apresentados pelo Solar do Queijo foram gulosamente apreciados e os vinhos da Beira Interior regaram os sabores e o magusto final que foi feito com a colaboração da Câmara do Sabugal. Um seminário que foi um encontro de sucesso em prol do desenvolvimento do turismo da região.

Especialistas analisaram estado do enoturismo em diferentes contextos

Enoturismo é aposta de futuro na Beira
        Interior

Sobre o autor

Leave a Reply