As contas já estão feitas. Cerca de 8,8 milhões de eleitores vão poder votar nas legislativas de 20 de Fevereiro em Portugal e nos círculos de emigração, mais cerca de 40 mil que nas eleições de 2002, segundo o Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral (STAPE). No distrito da Guarda há uma ligeira diminuição do número de inscritos em relação às legislativas de Março de 2002. Em contrapartida, o número de eleitores estagnou no distrito de Castelo Branco em cerca de 187 mil recenseados inscritos.
No próximo escrutínio vão poder ir às urnas, no círculo eleitoral da Guarda, cerca de 152 mil eleitores, no entanto, na última votação para a Assembleia da República estavam inscritos cerca de 169 mil, dos quais votaram 60 por cento dos eleitores. Segundo os dados do STAPE, a freguesia com menor número de eleitores do distrito encontra-se no concelho de Almeida e chama-se Vale de Coelha, com apenas 56 inscritos. Já a maior é a freguesia urbana de São Vicente, na Guarda, com cerca de 7.698 eleitores recenseados. No distrito de Castelo Branco, a freguesia com menor número de recenseados tem 92 inscritos (Idanha-a-Velha) e a maior mais de 24 mil eleitores (Castelo Branco). No final, o saldo de deputados é de quatro pelo círculo eleitoral da Guarda e cinco por Castelo Branco. O STAPE contabilizou 8,8 milhões de eleitores para o escrutínio de 20 de Fevereiro, dos quais 8,7 estão recenseados em Portugal e cerca de 148 mil nos círculos da Europa e Fora da Europa. De acordo com os dados fornecidos pelo secretariado eleitoral, nas próximas legislativas vão poder votar mais 40 mil eleitores que nas anteriores.
Dos 22 círculos eleitorais, Lisboa e Porto são os maiores, com 1.788.733, e 1.444.781 eleitores, respectivamente. O terceiro maior é Braga, com cerca de 685 mil eleitores. Portalegre é o círculo com menos eleitores (108 mil) e perdeu por isso um mandato para a Madeira. Ao nível dos concelhos, os maiores são os dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, com a capital a liderar em número de votantes. O mais pequeno é o Corvo (Açores), com apenas 347 inscritos. Além dos Açores, a Madeira, Portalegre, Évora e Beja são os distritos com menor número de eleitores. A nível de freguesias, o STAPE apurou que São Bento de Ana Loura (Estremoz), distrito de Évora, é a que tem menor número de inscritos, apenas 37, enquanto a maior, com mais de 45 mil eleitores, é Algueirão-Mem Martins (Sintra).