Arquivo

EgiUrban consegue 17º lugar na Shell Eco-Marathon

Equipa da ESTG está confiante numa prestação de topo no próximo ano

A equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) ficou em 17º lugar na Shell Eco-Marathon. No circuito Paul Armagnac, em Nogaro (França), a EgiTeam competiu na categoria de “Urban Concept”, ao contrário de anos anteriores, em que concorreu com protótipos.

À partida, a EgiTeam contava com algumas dificuldades técnicas, como a falta de treinos com o veículo, e logísticas, dada a reduzida verba disponível. Tudo se complicou ainda mais em Nogaro, onde se verificaram condições meteorológicas instáveis, que obrigaram a sucessivos encerramentos da pista. Ainda assim, o EgiUrban conseguiu classificar-se logo na primeira manga, realizada na quinta-feira, o que se revelou decisivo: no dia seguinte um fusível queimou-se e no sábado o carro teve problemas com a corrente. Apesar disso, Jorge Gregório, coordenador técnico da equipa, faz um balanço «muito positivo» da participação guardense. O docente exemplifica que, de entre as seis equipas portuguesas, duas não passaram nas verificações técnicas e as restantes não conseguiram classificar-se.

Jorge Gregório realça que a equipa regressou motivada de França por trazer um carro com potencial: «Se tivéssemos feito os testes, o EgiUrban seria solução. Com aperfeiçoamentos, este carro pode ficar nos cinco primeiro classificados no próximo ano, pois é tecnicamente mais evoluído que a generalidade dos concorrentes e é muito robusto, o que o coloca ao nível dos melhores, podendo até superá-los», destaca.

Sobre o autor

Leave a Reply