Pelo segundo ano consecutivo, o carro do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) conseguiu ultrapassar a “barreira” dos mil quilómetros na Shell Eco-Marathon, que decorreu no último fim-de-semana no circuito francês de Nogaro. O “Egiecocar 2007”, desenvolvido pelo departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), percorreu 1.061 quilómetros com apenas um litro de gasolina, terminando na 21ª posição da geral.
Apesar de ter percorrido menos cinco quilómetros que no ano transacto, o carro guardense, o terceiro melhor português nesta maratona ecológica, subiu oito lugares numa prova com 124 classificados vindos um pouco de toda a Europa. Para Jorge Gregório, esta foi «a melhor participação de sempre», sublinhando que a diferença de cinco quilómetros «não é significativa» devido às alterações introduzidas no local de partida dos carros. «O arranque foi feito a subir, o que obriga a um consumo muito maior de combustível», explica o professor e coordenador da Egiteam, que ficou «muito contente» por o “Egiecocar” ter sido o primeiro dos Politécnicos nacionais e o 15º no ranking das universidades e dos carros movidos a gasolina. De resto, o facto desta ter sido a segunda vez consecutiva que o carro do IPG ultrapassou os mil quilómetros prova que a marca obtida em 2006 «não foi um acaso do destino», realça.
Salientando que a melhoria nos resultados tem que fazer-se de «pequenos passos», Jorge Gregório já pensa nas alterações que poderão ser introduzidas num carro que constitui uma base de trabalho «fabulosa», para que a “performance” de 2008 seja ainda melhor. Uma das ambições é retirar 10 quilos ao veículo, que está «muito pesado» e poderá vir a ser equipado com um motor «mais potente» para que os tempos de aceleração sejam reduzidos. Caso estas duas alterações possam ser feitas, o professor acredita que o “Egiecocar” poderá chegar aos 1.300 quilómetros no próximo ano, sendo que o limite do carro, na sua opinião, será atingir os 1.400 ou 1.500. Quanto aos outros representantes da região, o “UBICAR 2K6”, da Universidade da Beira Interior, conseguiu finalmente obter classificação e percorrido 426 quilómetros, terminando na 77ª posição. No 91º lugar ficou a ESTEBI – Escola Tecnológica da Beira Interior (Covilhã), cujo carro fez 335 quilómetros. Já o veículo da Escola Profissional de Trancoso terminou a prova na 113ª posição, com 184 quilómetros. A Shell Eco-Marathon foi novamente ganha pelo liceu francês “La Joliverie”, com 3.039 quilómetros percorridos com apenas um litro de combustível. O melhor representante português foi a equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que foi sexta fruto dos 1.902 quilómetros percorridos, estabelecendo um novo recorde nacional.
Ricardo Cordeiro