Arquivo

Eduardo Lourenço em destaque na “sua” biblioteca

BMEL

No mês em que Eduardo Lourenço celebra o 94º aniversário, a Biblioteca Municipal que tem o seu nome na Guarda (BMEL) dedica várias iniciativas ao pensador e à sua obra.

Estão programadas uma exposição, um documentário, a apresentação de mais um livro de Obras Completas de Eduardo Lourenço, uma conferência e um percurso em S. Pedro do Rio Seco (Almeida) – terra natal de um dos mais prestigiados intelectuais europeus. Hoje (18 horas) será exibido o documentário “lha Portugal”, de Anabela Saint-Maurice, sobre o escritor, ensaísta e filósofo.

Já dia 18, Carlos Mendes de Sousa apresenta as “Obras Completas de Eduardo Lourenço – Livro III: Tempo e Poesia”, cuja primeira parte é constituída pela reprodução integral do livro “Tempo e Poesia”, publicado em 1974 e considerado a mais importante obra sobre poesia alguma vez editada em Portugal.

“Eduardo Lourenço e Vergílio Ferreira: Heterodoxia, ortodoxias e existencialismo – A propósito do cinquentenário de Heterodoxia II (1967-2017)”, é o título da conferência que Jorge Costa Lopes profere dia 20. Por fim, no dia 30 tem lugar a visita “Sob o signo de Eduardo Lourenço – um breve itinerário existencial. Um percurso em S. Pedro do Rio Seco”, conduzido por António José Dias de Almeida aos locais das vivências do filósofo, que ali nasceu a 23 de maio de 1923. A BMEL acolhe ainda na terça-feira (18 horas) a apresentação do livro “Rostos da Emigração”, de Joaquim Tenreira Martins, no âmbito do 113º aniversário do jornal “A Guarda”. Entretanto, continua patente até dia 20 a exposição “Essa memória esférica habitada (para Mário Cesariny)”, de Susana Paiva.

Sobre o autor

Leave a Reply