Arquivo

Editorial

É um dado comum e inquestionável que o desenvolvimento de determinadas regiões do interior do país deve assentar no potencializar da sua vocação turística.

Efectivamente, na região do “nordeste da beira” o património existente – Gravuras do Côa, Douro Património Mundial, Aldeias Históricas, a caça, a pesca, a gastronomia e a paisagem e vivência rural constituem uma mais-valia a divulgar e a colocar ao serviço do desenvolvimento económico.

Simultaneamente, urge efectuar um esforço na divulgação, promoção e venda dos produtos desta região assentes nos recursos endógenos e seguramente capazes de desenvolver as produções artesanais, as micro, pequenas e médias empresas do tecido económico deste território.

Um trabalho eficaz na divulgação e promoção destes produtos regionais não só apoia e fortalece o actual tecido económico como permite e potencia o aparecimento de novos agentes económicos nesta fileira

É neste contexto que em 2004, pela primeira vez, a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, organizou a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, cuja realização ocorreu em Trancoso.

Assim, e uma vez mais, em 2012, a AENEBEIRA, vai realizar pela 9ª vez, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro e 3 e 4 de março de 2012, a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira.

Esta Feira tem como principal objectivo a promoção e a venda dos produtos alimentares endógenos da região balizada pelo Douro Superior e terras do Côa, a norte e, a Serra da Estrela, a sul.

Nesta iniciativa, que decorrerá no Pavilhão Multiusos de Trancoso, participarão cerca de 100 produtores desta região, designadamente: industriais de salsicharia, industriais de lacticínios, queijarias artesanais, salsicharias artesanais, produtores de pão regional, produtores de compotas e doçaria regional, como por exemplo as famosas “Sardinhas Doces de Trancoso”, produtores de mel, produtores de licores, produtores e/ou engarrafadores de vinhos e azeites, agentes económicos representativos da gastronomia regional, artesanato e animação com música e folclore regional.

Simultaneamente, decorrerá o 5º Festival Gastronómico, denominado “Trancoso – Gastronomia com Tradição”, que contará com a adesão dos restaurantes locais, tendo a confecção dos “pratos”, como matéria prima base, os produtos regionais existentes na Feira.

Nestes dias venha a Trancoso, visite a Feira e delicie-se com as iguarias aqui existentes, com toda a certeza não irá arrepender-se.

Rogério Tenreiro

Secretário Geral da AENEBEIRA

Sobre o autor

Leave a Reply