Arquivo

EcoRaia junta produtores espanhóis e portugueses em Trancoso

Segunda edição do certame está agendada para este fim-de-semana

Cerca de 120 expositores, espanhóis e portugueses, vão marcar presença na segunda edição da feira transfronteiriça Ecoraia agendada para este fim-de-semana no Pavilhão Multiusos de Trancoso. O evento é promovido pela Associação de Municípios da Cova da Beira, em parceria com a Diputación de Salamanca e a Câmara de Almeida.

O certame destinado ao ramo agroalimentar reunirá produtores provenientes da Beira Interior Norte, Douro Superior e da província de Salamanca com o objetivo de dinamizar o tecido produtivo e a coesão territorial através da promoção de produtos regionais destas regiões transfronteiriças. Representados vão estar setores de atividade como a produção de vinhos, bagaceiras, licores, produtos lácteos, azeites, vinagres, enchidos, frutos

secos, farinhas e derivados, mel, geleias, marmeladas e outros produtos como cogumelos e caracóis. O presidente da AMCB frisa que a feira «será dedicada exclusivamente para a exposição, degustação e venda de produtos agro-alimentares, o que para nós é fundamental e extremamente importante», estando reunidas «todas as condições para o certame ficar marcado pelo sucesso se o São Pedro nos ajudar». António Ruas adianta que a feira será gratuita, «tanto para expositores como visitantes», até 2013 quando decorrerá em Pinhel. O objetivo é que a feira «se torne autosustentável» depois destes quatro anos em que vai ter ajuda de fundos comunitários, existindo «fortes expetativas sobre o sucesso» do evento que vai decorrer em Trancoso e que vai reunir «pela primeira vez em Portugal um grande número de produtores dos dois lados da fronteira». De resto, António Ruas sustenta que «estes eventos são feitos para contrariar a crise» e, numa altura de dificuldades económicas, «ajudar os nossos produtores na venda dos seus produtos endógenos que, muitas vezes, não têm saída». O orçamento da Feira é de 1,6 milhões de euros, com financiamento do FEDER na ordem dos 75 por cento, e surge no âmbito de um projeto «mais amplo» e que «envolve outro tipo de parcerias com os espanhóis».

O autarca anfitrião Júlio Sarmento enaltece que «o envolvimento urbano, o ar de festa, a operacionalidade das instalações acolherão os visitantes» e «esperamos que seja mais um dado muito positivo do ponto de vista do mesmo sucesso que aconteceu em Salamanca», onde em 2010 o evento atraiu cerca de 50 mil pessoas. A segunda edição da Ecoraia é realizada no âmbito do projeto VIP BIN SAL 3 E: Valorizar, Inovar e Potenciar a Beira Interior Norte – Província de Salamanca, apoiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013.

EcoRaia junta produtores espanhóis e
        portugueses em Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply