Arquivo

É para levar a sério

Entrementes

Que querem? Hoje deu-me para isto!… Deu-me para pensar seriamente no país que somos ou que deixámos de ser. Mas mais: como estou já farto de ouvir que não basta criticar, que é fundamental que quem critica aponte soluções, pois então aqui vai… Ainda que não possua quaisquer poderes milagrosos, não enjeito a oportunidade de dar o meu contributo. Muito a sério como se verá.

Olhando para a constituição da equipa ministerial que compõe o ilustre governo deste quase país, não posso deixar de propor que, um a um, sejam substituídos. Nem que para tal tenha que recorrer ao futebol que, vistas bem as coisas é o que “induca”… Vossas excelências dirão se com critério…

Para substituir o Ministro da Defesa, Aguiar Branco, ninguém melhor que o ex-guarda-redes do Benfica, Moreira.

O Ministro da Educação, Nuno Crato, daria o seu lugar ao defesa esquerdo Fábio Coentrão que, se demonstrar a mesma atitude que tem em campo, nos convencerá a todos de que, afinal, vale a pena aprender e insistir…

Já os senhores ministros das Finanças, Vítor Gaspar, e da Economia, Álvaro Santos Pereira, com aquela sua inexcedível tendência para se entenderem às mil maravilhas, dariam lugar à dupla de centrais, Pepe e Bruno Alves. Enquanto isto, Paulo Portas, Ministro dos Negócios Estrangeiros, seria muito bem substituído por Bosingwa na lateral direita.

No lugar de trinco, em vez do titular do Ministério da Administração Interna, Miguel Macedo, o acutilante e nada meigo Petit não deixaria créditos por mãos alheias…

Nos extremos, do lado direito, para render a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, Nani desempenharia cabalmente o lugar; do lado canhoto, pouco esquerdo, não seria de desdenhar ter o menino Cristiano Ronaldo em nome da mui telegénica Ministra da Agricultura, Ambiente e Território, Assunção Cristas. Não sei bem porquê, parece-me terem algo em comum…

No centro do campo, verdadeiro cérebro da equipa, teríamos, maravilha das maravilhas, o estratega Carlos Martins, em tudo a condizer com o seu “homólogo” Miguel Relvas…

Lá na frente, grandes setas apontadas ao âmago do coração adversário, Hugo Almeida e Simão Sabrosa fariam maravilhas no papel dos senhores Ministros da Saúde, Paulo Macedo e da Segurança Social, Pedro Mota Soares…

Sim, já sei… E o treinador para esta seleção, o tal que teria que assumir da mesma forma, competente e arrojada, o papel de Passos Coelho?… Bem, esse, aconselha a tranquilidade necessária que seja Paulo Bento! A menos que, para também condizer com a conjuntura, fôssemos pescar o selecionador alemão…

Não sei se já repararam que, feitas as contas, todos os propostos são emigrantes. Perguntarão os leitores:

– Então e aos substituídos, o que lhes fazemos?…

Cá por mim dava-lhes um conselho que penso já ter ouvido em algum lado: emigrem, não sejam piegas!!!…

P.S.: Há quem defenda que rir é o melhor remédio e, afinal, tristezas não pagam dívidas… Nem sequer as do BPN…

Por: Norberto Gonçalves

Sobre o autor

Leave a Reply