Arquivo

E os vencedores são…

Corta!

Alguns dias antes da cerimónia dos Óscares – a decorrer na próxima noite de domingo para segunda – nós deixamos já aqui, num exclusivo mundial, o nome dos vencedores. Para quem queira viver todas as emoções da mais longa noite do ano, sem saber antecipadamente o nome dos felizardos a quem caberá levar as douradas estatuetas para casa, o melhor é não continuar a ler o que se segue.

Se decidiu continuar, por sua conta e risco, aqui ficam os vencedores de 2004. Para melhor filme, será desta que «O Senhor dos Anéis» levará o prémio principal da noite. Mas será um dos poucos que ganhará nessa noite, pelo menos no que a categorias principais diz respeito. Claro que por aqui, uma vitória de «Lost in Translation» ou «Mystic River» seria também bem recebida. Nos actores, a escolha é mais complicada, com uma luta renhida entre Bill Murray, Ben Kingsley e Sean Penn. Por questões políticas o justo vencedor ficará longe do cobiçado prémio. Na altura em que este artigo estava a ser escrito havia um empate entre Bill Murray e Ben Kingsley. Que vença o primeiro! Nas senhoras tudo será mais fácil, com uma vitória destacada de Charlize Theron, por «Monstro», que pode ser visto em Portugal já a partir de hoje.

Para os papéis secundários, quase apetece dizer que, desde que Alec Baldwin não vença tudo fica bem. A vitória caberá a Benicio Del Toro, embora o óscar ganho recentemente por «Traffic» quase o tenha feito perder para Ken Watanabe. Nas senhoras, surpreendentemente, a vitória caberá a Patrícia Clarkson, pelo seu papel em «Pieces of April».

E finalmente chegamos aos realizadores. Sem mais demoras, Clint Eastwood será quem subirá ao palco, mas as anteriores três nomeações sem prémio de Peter Weir quase não permitiam que tal justiça fosse feita. E agora escondam bem este artigo, pois se a Academia sabe que os nomes foram já avançados ainda decide mudar tudo.

Por: Hugo Sousa

cinecorta@hotmail.com

Sobre o autor

Leave a Reply