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…e foi “seleccionado”

Campanha promocional dos museus portugueses durante o Euro 2004 dá descontos a turistas

O desafio está lançado. Entre duas idas aos estádios do Euro 2004, o Instituto Português de Museus (IPM) convida os turistas estrangeiros e portugueses a visitarem os museus nacionais e a descobrirem as suas colecções entre Junho e o final de Julho oferecendo descontos de 20 por cento nos ingressos. A iniciativa intitula-se “Aceite o Desafio. Visite os Nossos Museus” e o Museu da Guarda é um dos 28 seleccionados pelo IPM.

Uma pequena brochura (em português/inglês e castelhano/francês), que contém um texto sobre cada museu com informação útil (acessos, horários, vales de desconto nas entradas ou nos produtos das lojas e o endereço electrónico), já está a ser distribuída para que os adeptos possam escolher o que ver, onde e quando ir. Ao todo, o IPM disponibilizou 500 mil exemplares que estarão disponíveis em hotéis, postos Galp, aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, aviões da TAP (onde também será exibido um pequeno filme sobre esta campanha), museus ou centros comerciais. O objectivo é atrair novos públicos [estima-se que Portugal receba mais de 500 mil pessoas durante a competição] para espaços que guardam muito do património histórico, arqueológico, artístico e etnográfico nacional, tendo também sido criado um passe especial para este período, cuja validade varia de dois, cinco e sete dias, que dá acesso a qualquer museu e estará à venda mas lojas do IPM e da Fnac. Paralelamente, foi também lançado um guia dos museus portugueses. Esta publicação de 250 páginas tem um formato e estrutura que se assemelham aos guias turísticos comuns, com muitas ilustrações e informação condensada, e está editado em português e inglês.

Cada um dos 116 museus que fazem parte da Rede Portuguesa de Museus (RPM) tem duas páginas e uma ficha com dados úteis: tutelas, contactos, acessibilidades, horários de funcionamento e preço de bilhetes. Está organizado por regiões – por exemplo, os Museus da Guarda, de Lanifícios (Covilhã), Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco) ou Grão Vasco (Viseu) integram a lista da região Centro – e apresenta a informação essencial sobre a colecção de cada instituição. O roteiro tem uma tiragem de 20 mil exemplares, distribuído gratuitamente em museus, postos de turismo e hotéis seleccionados, será actualizada anualmente para poder integrar os novos museus que vão aderindo à rede. Esta edição faz parte da campanha de promoção dos museus para o Euro.

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