A GNR deteve no fim-de-semana nove estudantes, com idades entre 18 e 20 anos, por tráfico de droga e posse de armas, quando estes se dirigiam para o 8º Festival Secundário, que termina hoje em Gouveia.
Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, durante uma operação de fiscalização de jovens que se dirigiam para o festival em autocarros e comboios, foram detidos nove por alegado tráfico de droga e um por posse de armas proibidas. Foram ainda identificados cinco estudantes por posse de droga, que foram encaminhados para as Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência das suas áreas de residência.
Durante a ação, realizada por cerca de 60 militares e dez cães detetores de droga dos Comandos Territoriais da Guarda e Viseu, «foram apreendidas mais de meio milhar de doses de “cannabis” e haxixe». A fonte da GNR explicou ainda que os estudantes detidos e identificados, provenientes de várias zonas do país, transportavam a droga «dissimulada em embalagens de champô».
Dez dos detidos foram presentes esta segunda-feira ao Tribunal de Gouveia e quatro ao de Mangualde, para primeiro interrogatório judicial, tendo ficado a aguardar o resultado dos inquéritos com a medida de coação de termo de identidade e residência. O Festival Secundário, que decorre no parque de lazer da Senhora dos Verdes, conta com a participação de cerca de cinco mil jovens de todo o país.