Arquivo

Dois quilómetros de cobre furtados em Ruivós

GNR deteve um indivíduo por homicídio na forma tentada em Pinhel e um jovem por agressão à navalhada em Fornos

Vinte postes foram cortados e furtados mais de 2.100 metros de fio de cobre entre a Bismula e Ruivós, no concelho do Sabugal, na noite de 7 de dezembro. A GNR descobriu o roubo após alguns habitantes daquelas aldeias se terem queixado da falta de telefone e Internet na zona, relatou fonte do Comando Territorial.

Os autores do crime «cortaram, com recurso a uma moto serra, os postes pela base para depois furtarem os mais de dois quilómetros de cabo de cobre», acrescentou a mesma fonte policial. Os assaltantes terão recolhido o fio em bobinas que terão carregado numa carrinha. O cobre furtado é habitualmente vendido a sucateiros, negócio que tem motivado o roubo constante deste metal um pouco por todo o país. A GNR está a investigar este furto sem precedentes na região e admite que poderá ter sido praticado pelas mesmas pessoas que têm levado a cabo outros roubos similares. De resto, o método usado – o corte de grande número de postes em zonas isoladas – tem sido já é conhecido das autoridades.

Também no dia 7, o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Pinhel deteve em flagrante delito um indivíduo de 71 anos, residente em Pinhel, por homicídio na forma tentada ocorrido num quadro de violência doméstica. O homem, reformado da PSP, agrediu a mulher, de 33 anos. «O agressor terá entrado em casa da vítima [que tinha saído da residência de ambos, na aldeia de Lameiras e ido viver para Pinhel], após a saída dos dois filhos menores para a escola, e terá agredido a mulher com um machado e uma faca», adiantou fonte da GNR. A mulher ainda conseguiu alertar a Guarda para o sucedido e quando a patrulha chegou ao local retirou-a do interior da casa, tendo sido depois transportada pelos bombeiros para o centro de saúde local e, mais tarde, para o hospital da Guarda.

A vítima apresentava ferimentos nos membros superiores, mas «segundo fonte hospitalar, não corria risco de vida», acrescentou a GNR. O suspeito refugiou-se em casa e só se entregou às autoridades «cerca de uma hora depois», contou. Segundo as autoridades, o suspeito era reincidente neste tipo de crime. Na operação, foram apreendidas as armas brancas alegadamente utilizadas. O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Pinhel, que lhe decretou como medida de coação a obrigatoriedade de permanência na habitação (prisão domiciliária), mediante pulseira eletrónica. Já na madrugada de domingo foi detido um jovem de 21 anos, em Fornos de Algodres, por agressões cometidas com arma branca. A detenção foi feita pelo Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia após o posto da GNR local ter sido alertado para confrontos entre jovens à saída de um restaurante da vila. Segundo a GNR, um dos jovens foi golpeado numa perna com uma navalha e teve que ser assistido no centro de saúde. O agressor, residente em Fuinhas, naquele concelho, ainda estava na posse da arma quando os militares chegaram ao local, tendo sido detido.

Comentários dos nossos leitores
sandra sandr@hotmail.pt
Comentário:
gosto
 

Dois quilómetros de cobre furtados em Ruivós

Sobre o autor

Leave a Reply