Arquivo

Dois detidos no Sabugal por caça ilegal ao javali

O Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR da Guarda deteve em flagrante dois homens que estavam a caçar javalis com armas proibidas na zona do Sabugal, informaram, segunda-feira, as autoridades.

A operação decorreu na noite da passada sexta-feira, após os militares do SEPNA terem detectado os focos do jipe onde seguiam os indivíduos, de 51 e 31 anos. Os caçadores foram interceptados de imediato, não tendo oferecido resistência, e indiciados pelos crimes de prática venatória fora da jornada de caça, uso de meios não permitidos e por processo não autorizado por causa do recurso do todo-o-terreno e dos focos, que servem para detectar e encadear as presas. Os agentes descobriram ainda uma arma não manifestada, bem como cartuchos carregados com zagalotes, uma munição proibida, que terão usado nesta escapada nocturna. Em consequência destes delitos os agentes do SEPNA apreenderam a viatura todo-o-terreno com que caçavam, uma espingarda caçadeira, 59 cartuchos de nove milímetros, sete cartuchos carregados com zagalote, dois focos e duas navalhas.

Presentes ontem ao juiz do Tribunal Judicial do Sabugal para primeiro interrogatório, os caçadores ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo o processo transitado para inquérito. Entretanto, a GNR revelou que, na semana passada, o SEPNA também deteve um homem de 64 anos por pesca ilegal na barragem do Sabugal, no rio Côa. Reformado e residente no concelho vizinho da Covilhã, o indivíduo foi apanhado com 1,5 quilos de carpas e cinco canas de pesca. O peixe e o material foram apreendidos de imediato pelos guardas. Em comunicado, a GNR diz desconhecer a medida de coação aplicada ao detido pelo Tribunal do Sabugal.

Sobre o autor

Leave a Reply