O departamento de Solidariedade Social do Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI promove hoje uma tertúlia sobre doenças raras.
A atividade, prevista para as 17h30 no anfiteatro amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde, tem como interveniente Joaquina Magalhães Teixeira, vogal da direcção da Associação Nacional de Doenças Raras. Inserida nos 10 anos do MedUBI, a tertúlia aborda, particularmente, a Sindrome de Angelman, uma doença genética descoberta em 1965 pelo médico inglês Harry Angelman e que numa pequena parcela dos casos pode acontecer mais de uma vez na mesma família. Na altura, Angelman identificou três crianças com características comuns, como rigidez, dificuldades para andar, ausência de fala, riso excessivo e crises convulsivas.
Amanhã, o MedUBI organiza uma conferência sobre transexualidade com o cirurgião plástico João Décio Ferreira, único médico em Portugal habilitado a fazer cirurgias de mudança de sexo, Pedro de Freitas (médico e sexologista clínico), Iris Monteiro (psicóloga e sexologista clínica), Júlia Pereira (coordenadora do GRIT – Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade) e Filipe Fialho (Instituto Politécnico de Setúbal). A sessão decorre no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, pelas 14 horas.